A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA POR MEIO DE ENSINO REMOTO ESPECIAL (ERE) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Autores/as

  • Doraci Brito de Souza
  • Felipe Sant’ Anna Cavalcante Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumen

Exercer a prática de monitoria proporciona grandes benefícios na formação acadêmica, oportunidade de adquirir experiência na construção de conhecimentos com a prática docência, o presente trabalho se caracteriza com relatos de experiência de monitoria acadêmica na disciplina de botânica II no curso de licenciatura dupla de Ciências: Biologia e Química, na Universidade Federal do Amazonas (IEAA/UFAM) campus vale do rio madeira no município de Humaitá-AM, com ênfase dá importância da monitoria na construção da identidade acadêmica durante a formação à docência, a metodologia utilizada de modo qualitativo através de observação durante a atividade, relatando a importância das atividades em sala de aula e as dificuldades encontradas pelos alunos, relatar a contribuição da monitoria acadêmica na construção de conhecimentos, as atividades realizadas foram confecção das coleções biológicas, produção de artigos de revisão de literatura, e apresentação do tour botânico, essas atividades são métodos de ensino que levaram os alunos por em pratica o que foi estudo em sala de aula, testar seus conhecimentos através desta foi possível associar a teoria e a pratica por meio das confecções das coleções biológicas, produção dos artigos científicos e o tour botânico essas atividades são fundamentais para a construção de conhecimentos no ensino de botânica.

Palavras-chave: Ciências, Formação acadêmica, Métodos de ensino.

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Biografía del autor/a

Doraci Brito de Souza

Discente do Curso de Ciências: Biologia e Química, Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA, Humaitá – AM, Brasil.

Felipe Sant’ Anna Cavalcante, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutorando do Programa de pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPG-CASA), Manaus-AM, Brasil.

Renato Abreu Lima, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Docente do Curso de Ciências: Biologia e Química, Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA, Humaitá – AM, Brasil

Publicado

2022-01-03