LA POLÍTICA DE FORMACIÓN DEL PROFESORADO “GRADUANDO NA ESCOLA VIVA”: EL ANUNCIO DE MUDANZAS EN EL ACTO DE ENSIÑAR Y DE APRENDER

Autores

  • Tânia Suely Azevedp Brasileiro Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Resumo

Resumo: O estudo está delimitado no projeto “Graduando na Escola Viva”, uma colaboração interinstitucional Universidade/Escola. Este texto busca relatar, a partir da voz de um dos protagonistas dessa experiência inovadora para sua época, o quanto esta política de formação do professores tem sido fundamental para a melhoria da qualidade da educação nas escolas de Porto Velho, estado de Rondônia, Amazonia brasileira.

Palavras chave: Formação de professores.  Ensinarar. Aprender. Amazônia

Biografia do Autor

Tânia Suely Azevedp Brasileiro, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Pós doutora em Psicologia (IP/USP, 2009). Doutora em Educação (URV/ES, 2002). Mestrado em Tecnologias Educacionais (URV/ES, 2001) e Mestrado em Pedagogia do Movimento Humano (UGF/RJ, 1992). Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), docente da graduação (ICED) e pós-graduação, junto aos Programas de pós-graduação: doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND/UFOPA) e doutorado em Rede Educação na Amazônia (EDUCANORTE/PGEDA), e dos mestrados acadêmicos em: Educação (PPFE/UNFOPA) e Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ/UFOPA). Líder do grupo de pesquisa PRAXIS UFOPA/CNPq.; ORCID: http://orcid.org/0000-0002-8423-4466.

Publicado

2021-07-01