O abuso sexual na infância e adolescência, a corporeidade silenciada:

relato de experiência no plantão psicológico

Autores

Palavras-chave:

Abuso sexual, corporeidade, psicologia fenomenológico-existencial

Resumo

A violência, considerada um fenômeno crescente que incide de forma direta e indireta nos distintos domínios da convivência social, tem sido um tema constante no cenário dos debates acerca dos fenômenos sociais. Nesse contexto, a violência sexual contra a criança e o adolescente é uma das temáticas que surgem no cenário contemporâneo. Reconhecer a pluridimensionalidade da vivência é fundamental para que possamos auxiliar essas pessoas. O objetivo deste estudo é apresentar um estudo de caso realizado no plantão psicológico em uma escola pública na cidade de Manaus e compreender a dimensão do vivido a partir de conceitos de Merleau-Ponty. É um estudo sob o viés qualitativo em que para a análise das falas foi realizada a adequação aos pressupostos do método fenomenológico-psicológico de pesquisa em psicologia. Participou uma adolescente do 2º ano do ensino médio de uma escola pública em Manaus, acompanhada pelo plantão psicológico. Vários elementos foram trazidos em sua fala que caracterizam a dimensão de dor e sofrimento desde o primeiro abuso sofrido, ainda na infância, e como foi o abuso sexual continuou sendo perpetrado na adolescência. Conclui-se que a atividade desenvolvida no plantão psicológico possibilitou um   redimensionamento do pensamento sobre si mesmo no sentido de que, foi a partir daí que resolveu realizar a denúncia que culminou no afastamento do abusador atual, seu irmão.

Biografia do Autor

Janderson Costa Meira, Faculdades Santa Teresa

Gestor de Recursos Humanos pela UNIP – Manaus. Graduando em Psicologia pela Faculdade Santa Teresa. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor acadêmico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: jandersonmeiraa@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9145-6465

Ewerton Helder Bentes de Castro, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Professor Associado da Faculdade de Psicologia/UFAM. Docente do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (FAPSI/PPGPSI/UFAM). Líder do Grupo de pesquisa de Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Coordenador do Projeto de Extensão Plantão psicológico em escolas do sistema de ensino público em Manaus (FAPSI/UFAM. Coordenador científico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM) E-mail: ewertonhelder@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

 

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Publicado

2023-01-02