EMPREGABILIDADE PERCEBIDA E DESIGUALDADE SOCIAL: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA AUTOEFICÁCIA ENTRE ESTUDANTES DAS CLASSES POPULARES NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Crislanda O. Mendes Universidade Estadual de Feira de Santana (Brasil)
  • Sílvia Monteiro Universidade do Minho, Braga, Portugal
  • Leandro S. Almeida Universidade do Minho, Braga, Portugal

Resumo

O ingresso no ensino superior é uma transição marcada por inúmeras adaptações que apresentam ao estudante um universo educacional diferente do ambiente escolar. Estes elementos são impostos na adaptação de todos os estudantes, incluindo-se os estudantes oriundos das classes mais populares que, por consequência, experimentam maior desvantagem nesta acomodação devido a sua própria condição de vida. Esse desafio, segundo pesquisas, pode impactar na permanência dos estudantes nos cursos universitários, bem como no desenvolvimento de habilidades que os projetam mais facilmente ao mercado de trabalho, a exemplo da autoeficácia. Este artigo, portanto, tem como principal objetivo a discussão sobre a autoeficácia e empregabilidade percebida em estudantes de origens populares e como a classe pode se revelar uma categoria que demarca diferenças na vivência do ensino superior e, mais especificamente neste caso, no sucesso para obtenção do emprego.

Palavras-chave: ensino superior, empregabilidade percebida; autoeficácia, classes sociais.

Biografia do Autor

Crislanda O. Mendes , Universidade Estadual de Feira de Santana (Brasil)

Doutoranda em Ciências da Educação (Psicologia da Educação), pela Universidade do Minho, Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Brasil). Investigação sobre vivência académica dos estudantes do ensino superior.

Sílvia Monteiro , Universidade do Minho, Braga, Portugal

Doutora em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação. Investigadora do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, Portugal. Áreas de investigação: ensino superior, sucesso académico e empregabilidade

Leandro S. Almeida , Universidade do Minho, Braga, Portugal

Doutor em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação. Professor do Instituto de Educação e investigador do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho, Portugal. Investigação voltada para os estudantes do ensino superior.

Downloads

Publicado

2021-01-01