SATISFAÇÃO COM AS VIVÊNCIAS ACADÉMICAS: VALIDAÇÃO DE QUESTIONÁRIO JUNTO DE ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA
Resumo
A investigação sobre a satisfação académica é de bastante relevância para o desenvolvimento do Ensino Superior de qualidade. A satisfação académica dos estudantes impacta no seu envolvimento na academia, permanência e qualidade das aprendizagens. Neste quadro, o presente estudo tem como objetivo adaptar e validar o Questionário da Satisfação Académica junto dos estudantes do Ensino Superior de Angola. A recolha de dados ocorreu junto de numa amostra não probabilística, constituída por 556 estudantes que frequentam o 1º ano no Instituto Superior de Ciências da Educação do Uíge. A análise fatorial permitiu a redução da estrutura da escala em três dimensões, assegurando-se também a sua inteligibilidade no quadro da investigação na área: Satisfação Institucional, Satisfação Pedagógica e Satisfação com o Curso. A consistência interna dos itens para cada uma destas três dimensões atingiu valores adequados. Espera-se a utilização deste questionário junto dos universitários angolanos ampliando a investigação em torno das suas vivências académicas, aumentando o conhecimento sobre os fatores que promovem o seu sucesso académico e as taxas de conclusão dos cursos.
Palavras Chaves: Satisfação académica, Vivências académicas, Estudantes do 1ºAno, Ensino Superior Angolano.