SATISFAÇÃO COM AS VIVÊNCIAS ACADÉMICAS: VALIDAÇÃO DE QUESTIONÁRIO JUNTO DE ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA

Autores

  • Teresa da Glória Paulo Instituto Superior de Ciências da Educação do Uíge (Angola)
  • Leandro S. Almeida Universidade do Minho, Braga, Portugal

Resumo

           A investigação sobre a satisfação académica é de bastante relevância para o desenvolvimento do Ensino Superior de qualidade. A satisfação académica dos estudantes impacta no seu envolvimento na academia, permanência e qualidade das aprendizagens. Neste quadro, o presente estudo tem como objetivo adaptar e validar o Questionário da Satisfação Académica junto dos estudantes do Ensino Superior de Angola.  A recolha de dados ocorreu junto de numa amostra não probabilística, constituída por 556 estudantes que frequentam o 1º ano no Instituto Superior de Ciências da Educação do Uíge. A análise fatorial permitiu a redução da estrutura da escala em três dimensões, assegurando-se também a sua inteligibilidade no quadro da investigação na área: Satisfação Institucional, Satisfação Pedagógica e Satisfação com o Curso. A consistência interna dos itens para cada uma destas três dimensões atingiu valores adequados. Espera-se a utilização deste questionário junto dos universitários angolanos ampliando a investigação em torno das suas vivências académicas, aumentando o conhecimento sobre os fatores que promovem o seu sucesso académico e as taxas de conclusão dos cursos.

Palavras Chaves: Satisfação académica, Vivências académicas, Estudantes do 1ºAno, Ensino Superior Angolano.

Biografia do Autor

Teresa da Glória Paulo , Instituto Superior de Ciências da Educação do Uíge (Angola)

Doutoranda em Ciências da Educação (Psicologia da Educação), pela Universidade do Minho. Professora no Instituto Superior de Ciências da Educação do Uíge (Angola). Investigação sobre transição, adaptação e sucesso académico dos estudantes do Ensino Superior.

Leandro S. Almeida , Universidade do Minho, Braga, Portugal

Doutor em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação. Professor do Instituto de Educação e investigador do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho, Portugal. Investigação voltada para os estudantes do ensino superior.

Downloads

Publicado

2021-01-01