Arte e Cultura:

manifestação da étnica dos povos indígenas no EJA: Educação de jovens e adultos

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos; Cultura Indígena; Inclusão; Amazônia

Resumo

O presente estudo é resultado de um projeto que visou a manifestação da cultura dos povos indígenas no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco na promoção da arte e cultura indígenas como instrumentos de inclusão e valorização da diversidade cultural na região amazônica. Por meio de um projeto extensionista realizado em uma escola pública de Urucará (AM), foram desenvolvidas atividades que integraram dança, música e debates sobre identidade cultural, proporcionando aos alunos o reconhecimento das raízes indígenas presentes em sua realidade cotidiana. O estudo discute os desafios e benefícios do ensino culturalmente situado na EJA, enfatizando a importância da valorização das culturas indígenas para a construção de uma educação plural, crítica e democrática. Os resultados indicam que a incorporação da cultura indígena no ambiente escolar contribui para a ampliação do conhecimento, o fortalecimento da identidade cultural e a promoção da inclusão social, além de estimular o respeito e a preservação das tradições locais. Ressalta-se a necessidade de políticas educacionais mais efetivas e continuadas que considerem a diversidade cultural da Amazônia, garantindo espaços pedagógicos que valorizem e reconheçam os saberes ancestrais como parte fundamental do processo educativo.

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Biografia do Autor

Klévia Paes Monteiro, Centro educacional de tempo integral Pedro Falabella – Urucará/AM.

Especialista em Psicopedagogia e Educação Especial - Faculdades Idaam, especialista em Geografia e Meio Ambiente pela Faculdade Acesita - Timóteo (MG), especialista em Metodologia em História e Geografia pela Faculdade Acesita - Timóteo (MG), graduada em licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas. Graduada em licenciatura em História pela Universidade Estácio de Sá - Amazonas. Graduanda em enfermagem pela Fametro - AM (Pólo Urucará). Professora no Centro educacional de tempo integral Pedro Falabella – Urucará/AM. E-mail: kleviapaes@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0009-0009-0140-2857

Jane da Silva Paes, Universidade Federal do Amazonas

 

Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Especialista em Psicologia Clínica de Base Fenomenológica pelo Instituto de Ensino Vision. Especialista em Saúde Coletiva pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI, Bacharela em Psicologia pela UFAM. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP). Graduanda em Licenciatura em Artes Visuais – UFAM. Professora de cursos livres em psicologia pelo Instituto de Ensino Vision. Membro  do  Laboratório  de  Psicologia  Fenomenológico-Existencial – LABFEN  (FAPSI/UFAM).  E-mail: janedasilvapaes@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9683-8518

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Publicado

2025-06-26