A importância da detecção de necessidades na intervenção social sob a perspectiva da psicologia existencial-humanista.

Autores

Palavras-chave:

intervenção social comunitária, psicologia existencial-humanista, detecção de necessidades, fenomenologia.

Resumo

O âmbito social, sob a ótica da psicologia existencial-humanista, busca aproximar-se, compreender e intervir em grupos sociais ou comunidades, atendendo às necessidades individuais e grupais sob as premissas da abordagem: manter empatia para compreender as experiências subjetivas do outro; não julgar o proceder da pessoa ou dos grupos; e ter consciência do processo vivencial. Sob essas premissas, é possível aproximar-se fenomenologicamente das realidades de cada ambiente e identificar suas demandas, para posteriormente, desenhar e aplicar a estratégia de intervenção que se ajuste a essas necessidades, focando na potencialização das capacidades da pessoa individualmente, e sua relação com seus grupos (familiar, laboral, acadêmico, de amizade entre outros). Dentro dessas estratégias encontram-se o acompanhamento psicológico, as entrevistas, o fórum comunitário, o estudo da população, a pesquisa de campo, os indicadores sociais e os grupos de discussão e reflexão. Conclui-se que, graças à intervenção social comunitária sob essa perspectiva, é possível realizar intervenções adaptadas às realidades das pessoas, e assim, gerar espaços de maior bem-estar e qualidade de vida. Ao mesmo tempo, destaca-se a importância desse modelo como parte da formação do psicólogo, para que sua atuação seja coerente com os cenários em que se desenvolve.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Ismael Ruíz López Ruíz López, Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), FES

 

Licenciado en Psicolgía y Técnico en recreación por la UNAM. Se ha formado desde la Psicología existencial Humanista en el ámbito social. Trabaja bajo las líneas de la musicoterapia y arteterapia, fomentando el bienestar y la salud en las juevntudes, y trabajando en la academia como docente.

Institución: Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), FES

Iztacala, México.

E-mail: eduardo.ruiz@iztacala.unam.mx

ORCID https://orcid.org/0009-0007-9628-7462

Angel Corchado Vargas, Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), FES

 

Doctor en Educación. Licenciado en Psicología por la UNAM, FES Iztacala. Maestría y Especialidad en Educación por la Universidad Mexicana. Profesor de Carrera Asociado C Tiempo Completo en la UNAM FES Iztacala en el ámbito social, desde la tradición existencial humanista. Autor de diversos artículos de investigación sobre salud,

educación y desarrollo humano.

Institución: Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), FES

Iztacala, México.

E-mail: angel.corchado@iztacala.unam.mx

ORCID https://orcid.org/0000-0002-4436-6237

Downloads

Publicado

2025-06-26