SEXUALIDADE E GÊNERO NO CURRÍCULO DO ENSINO SUPERIOR DE PSICOLOGIA:

UMA ANÁLISE DE CASO E ATRAVESSAMENTOS

Autores

  • Katriny Cescon Elias Centro Universitário do Vale do Cricaré
  • Alexandre Luiz Polizel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo (IFES) campus São Mateus https://orcid.org/0000-0001-6397-306X

Palavras-chave:

Psicologia, Diversidade, Sexualidade, Gênero, Ensino Superior, Currículo

Resumo

O presente artigo busca analisar as contribuições e lacunas no processo formativo de estudantes de Psicologia com enfoque na disciplina de Psicologia e Diversidade Sexual. A pesquisa foi conduzida com base em cartas narrativas escritas por alunos que cursaram a disciplina em uma instituição privada de ensino superior do norte do Espírito Santo, seguida pela análise do discurso inspirada em Foucault, que foi a utilizada para compreender as percepções desses alunos acerca da experiência com a disciplina. O estudo se insere no contexto de uma crescente incorporação de debates sobre gênero e sexualidade nos currículos de Psicologia, refletindo a necessidade de uma formação mais socialmente centrada e politicamente orientada. A partir das narrativas dos alunos, o trabalho investiga como o contato com essas temáticas impacta a formação acadêmica e pessoal dos estudantes, destacando a importância de incluir gênero e sexualidade nas ementas acadêmicas para ampliar a compreensão sobre a atuação profissional em interação com as diversas identidades e orientações sexuais, entendendo ao longo da pesquisa que o contato com disciplinas voltadas para a diversidade sexual e de gênero promove uma formação mais sensível, empática e politicamente engajada, necessária para a prática psicológica, mesmo ainda havendo desafios quanto à existência dessas disciplinas, evidenciando a necessidade de um fortalecimento curricular para garantir um tratamento mais crítico dessas questões na formação dos futuros psicólogos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katriny Cescon Elias, Centro Universitário do Vale do Cricaré

Professora no Centro Universitário do Vale do Cricaré (UniVC). Especialista em Práticas Educacionais, IFES Campus São Mateus. katrinycescon@gmail.com.

Alexandre Luiz Polizel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo (IFES) campus São Mateus

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo (IFES) campus São Mateus. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofias, Educações, Ciências, Culturas e Sexualidades (Kultur). Doutor em Ensino de Ciência e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina, alexandre.polizel@ifes.edu.br

https://orcid.org/0000-0001-6397-306X

Downloads

Publicado

2025-01-02