SEXUALIDADE E GÊNERO NO CURRÍCULO DO ENSINO SUPERIOR DE PSICOLOGIA:
UMA ANÁLISE DE CASO E ATRAVESSAMENTOS
Palavras-chave:
Psicologia, Diversidade, Sexualidade, Gênero, Ensino Superior, CurrículoResumo
O presente artigo busca analisar as contribuições e lacunas no processo formativo de estudantes de Psicologia com enfoque na disciplina de Psicologia e Diversidade Sexual. A pesquisa foi conduzida com base em cartas narrativas escritas por alunos que cursaram a disciplina em uma instituição privada de ensino superior do norte do Espírito Santo, seguida pela análise do discurso inspirada em Foucault, que foi a utilizada para compreender as percepções desses alunos acerca da experiência com a disciplina. O estudo se insere no contexto de uma crescente incorporação de debates sobre gênero e sexualidade nos currículos de Psicologia, refletindo a necessidade de uma formação mais socialmente centrada e politicamente orientada. A partir das narrativas dos alunos, o trabalho investiga como o contato com essas temáticas impacta a formação acadêmica e pessoal dos estudantes, destacando a importância de incluir gênero e sexualidade nas ementas acadêmicas para ampliar a compreensão sobre a atuação profissional em interação com as diversas identidades e orientações sexuais, entendendo ao longo da pesquisa que o contato com disciplinas voltadas para a diversidade sexual e de gênero promove uma formação mais sensível, empática e politicamente engajada, necessária para a prática psicológica, mesmo ainda havendo desafios quanto à existência dessas disciplinas, evidenciando a necessidade de um fortalecimento curricular para garantir um tratamento mais crítico dessas questões na formação dos futuros psicólogos.