“Eu sou negra, Eu não sou morena”:

discursos dos/as jovens sobre situações de opressão e resistência

Autores

Palavras-chave:

Racismo, Juventude, subjetividade, Interseccionalidade, Resistência.

Resumo

O presente estudo buscou conhecer as experiências dos/as jovens no que se refere às situações de preconceito e discriminação racial, e também as práticas de resistência no contexto escolar. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: na primeira foram realizadas 05 oficinas, com os/as estudantes e docentes de uma escola estadual de Serra talhada – PE, na segunda etapa, as oficinas foram transcritas na íntegra e analisadas com base na análise temática, considerando como a interseccionalidade de gênero, classe, raça e etnia reverbera nos processos subjetivos dos/as jovens. Através dos relatos dos/as jovens e docentes, refletimos sobre as opressões e desigualdades sofridas e/ou presenciadas na escola e fora deste âmbito. Além disso, observamos as estratégias de resistência construídas pelos/as estudantes frente às desigualdades e opressões vivenciadas.

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Biografia do Autor

Maria Marcia da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestranda em Estudos Interdisciplinares da Linguagem pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL). E-mail: marcyahonoratto@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1610-9831   

Roseane Amorim da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Psicologia. Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Unidade Acadêmica de Serra Talhada – UAST. E-mail: roseane.amorim@ufrpe.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1454-0417  

 

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Publicado

2025-01-02