“Eu sou negra, Eu não sou morena”:
discursos dos/as jovens sobre situações de opressão e resistência
Palavras-chave:
Racismo, Juventude, subjetividade, Interseccionalidade, Resistência.Resumo
O presente estudo buscou conhecer as experiências dos/as jovens no que se refere às situações de preconceito e discriminação racial, e também as práticas de resistência no contexto escolar. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: na primeira foram realizadas 05 oficinas, com os/as estudantes e docentes de uma escola estadual de Serra talhada – PE, na segunda etapa, as oficinas foram transcritas na íntegra e analisadas com base na análise temática, considerando como a interseccionalidade de gênero, classe, raça e etnia reverbera nos processos subjetivos dos/as jovens. Através dos relatos dos/as jovens e docentes, refletimos sobre as opressões e desigualdades sofridas e/ou presenciadas na escola e fora deste âmbito. Além disso, observamos as estratégias de resistência construídas pelos/as estudantes frente às desigualdades e opressões vivenciadas.