A atualidade do pensamento de Vigotski:

contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para o trabalho docente

Autores

Palavras-chave:

Teoria Histórico-Cultural, Trabalho docente, Psicologia, Educação

Resumo

Este trabalho visa a analisar as principais contribuições de Vigotski para o trabalho docente e a atualidade das mesmas. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, ressaltando o contexto histórico-social de construção e divulgação das obras do psicólogo bielorrusso, apresentando as principais ideias e conceitos elaborados pelo autor sobre pensamento, linguagem, desenvolvimento, aprendizagem e a educação de crianças com deficiência. Como resultados dessa investigação, destaca-se a importância de uma leitura crítica do trabalho de Vigotski, evidenciando seu caráter político e a relevância do seu pensamento para uma educação inclusiva e uma sociedade mais justa e igualitária.

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Biografia do Autor

Débora Cristina Vasconcelos Aguiar, Universidade Estadual do Ceará

Psicóloga, mestra e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), Universidade Estadual do Ceará (UECE). E-mail: debora.aguiar@uece.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5679-7528

Paulo Meireles Barguil, Universidade Federal do Ceará

Analista de Sistemas, Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC. Coordenador do Laboratório de Educação Matemática (LEDUM). E-mail: paulobarguil@ufc.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4155-5494

 

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Publicado

2025-01-02