Psicologia Fenomenológica Crítica e Interseccionalidade:

parâmetros de compreensão

Autores

Palavras-chave:

Psicologia fenomenológica crítica, interseccionalidade, mudança de paradigmas

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar a imbricação entre Psicologia Fenomenológica Crítica e a Interseccionalidade. A psicologia fenomenológica crítica destaca-se por propor uma perspectiva genuinamente reflexiva e interpretativa, que se desdobra diante da intrincada e multifacetada natureza da consciência e da subjetividade humana.  A principal premissa da interseccionalidade é o reconhecimento de que essas categorias não atuam de maneira isolada, mas sim se interpenetram e influenciam uma à outra de maneira profundamente interconectada. Assim, através de uma revisão de literatura, busca-se indicar a importância da relação entre essas duas perspectivas no sentido de aprimorar a clínica psicológica e a pesquisa, possibilitando o redimensionamento do fazer clínico e o refletir a amplitude da Psicologia. A psicologia fenomenológica crítica e interseccionalidade não é um campo estático, mas sim um campo vivo e em constante evolução, que deve estar disposto a se adaptar e responder às mudanças e demandas da sociedade e das comunidades com as quais trabalha. Conclui-se que juntos, como comunidade acadêmica, profissionais e membros da sociedade, podemos mudar paradigmas e criar um futuro no qual a psicologia seja verdadeiramente inclusiva, empática e capaz de promover mudanças positivas e duradouras em nossa sociedade, contribuindo para um mundo mais justo, equitativo e respeitoso para todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ewerton Helder Bentes de Casteo, Universidade Federal do Amazonas

Pós-Doutor e Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Professor Associado da Faculdade de Psicologia/UFAM. Docente do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (FAPSI/PPGPSI/UFAM). Líder do Grupo de pesquisa de Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Coordenador do Projeto de Extensão Plantão psicológico em escolas do sistema de ensino público em Manaus (FAPSI/UFAM. Coordenador científico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM) E-mail: ewertonhelder@ufam.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

Janderson Costa Meira, Universidade Federal do Paraná

Mestrando no Programa de Pós – graduação em Psicologia da UFPR. Psicólogo pela ESBAM. Gestor de Recursos Humanos pela UNIP – Manaus.. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Ex-Diretor acadêmico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: jandersonmeiraa@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9145-6465

Luccas Gabriel Dutra Vieira, Faculdades Fametro

Discente da graduação em Psicologia na Faculdade Metropolitana de Manaus – FAMETRO. Plantonista no Projeto Plantão Psicológico em Escolas do Sistema Público de Ensino em Manaus. E-mail: dutraluccass@gmail.com

Jessé Sidney Bezerra Gomes, Faculdades Fametro

Discente da graduação em Psicologia FAMETRO. Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial – Labfen/Ufam. Secretário da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – Lapfe/Ufam. E-mail: jesse.sidney028@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0009-0004-1772-2322.

Downloads

Publicado

2024-07-26