A Pluridimensionalidade da Docência no Ensino Superior e as Implicações nas Áreas da Saúde

Autores

Palavras-chave:

Docência, ensino superior, saúde

Resumo

O presente artigo explora a formação em saúde, com foco na docência, na vivência dos discentes e seus desafios, abordando a pluridimensionalidade do ensino superior em saúde, a necessidade de ir além da mera transmissão de conhecimentos e a importância da diversidade de saberes. Ademais, aponta a evolução histórica do ensino superior em saúde e as especificidades do âmbito rural. Também destaca a importância de reconhecer a subjetividade dos discentes, ressaltando a relevância da empatia e do olhar atento do docente, visando a potencialização do aprendizado. Enfatiza as metodologias ativas como ferramentas essenciais para a promoção da autonomia do aluno e seu protagonismo no processo de construção do conhecimento. Reconhece os desafios da docência no ensino superior em saúde, como a desvalorização da profissão, a sobrecarga de trabalho e a falta de recursos. Propõe uma reflexão crítica, em diálogo permanente, para a formação de profissionais de saúde engajados, críticos e reflexivos. Conclui que a formação em saúde trata-se de um processo transformador para discentes e docentes, por ser uma jornada de aprendizado mútuo, crescimento pessoal e profissional, que contribui para uma sociedade mais justa e saudável.

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Biografia do Autor

Jane da Silva Paes, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Especialista em Psicologia Clínica de Base Fenomenológica pelo Instituto de Ensino Vision. Especialista em Saúde Coletiva pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Bacharela em Psicologia pela UFAM. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP). Professora do curso de Psicologia da Faculdade Metropolitana de Manaus (FAMETRO). Preceptora em Psicologia na Pós-graduação em Saúde Pública com ênfase em Estratégia de Saúde da Família (UEA/ESAP). Vice Coordenadora da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LAPFE/UFAM). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial LABFEN (FAPSI/UFAM). Supervisora no Projeto de Extensão Plantão Psicológico nas escolas em Manaus. E-mail: janedasilvapaes@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9683-8518

Klévia Paes Monteiro, Secretaria de Educação de Urucará

Graduada em licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas. Graduada em licenciatura em História pela Universidade Estácio de Sá - Amazonas. Especialista em Psicopedagogia e Educação Especial - Faculdades Idaam. Especialista em Geografia e Meio Ambiente pela Faculdade Acesita - Timóteo (MG). Especialista em Metodologia em História e Geografia pela Faculdade Acesita - Timóteo (MG). Graduanda em enfermagem pela Fametro - AM (Pólo Urucará). Atua como professora da educação básica do município de Urucará - AM com vínculo efetivo - Concurso Público. Atuou em pesquisas, monitoria e projetos de iniciação científica pela Universidade Federal do Amazonas, com publicações em revistas como Unesp,  Monte Claros, Ufu de Uberlândia e UFAM, além de publicações em congressos. Esteve com vínculo empregatício com a AADC - Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural, Escolas Idaam e Colégio Santa Dorotéia. E-mail: kleviapaes@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0009-0009-0140-2857

Gabriela Monteiro da Silva, IEV/Manaus

Pós-graduanda em Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial. Bacharela em Psicologia formada pela UniNorte – Ser Educacional. Diretora de Comunicação da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LAPFE/UFAM). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/FAPSI/UFAM). Supervisora no projeto de extensão Plantão Psicológico nas escolas em Manaus. E-mail: gabrielamonteiro.psicologia@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0009-0002-6998-432X

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Publicado

2024-07-26