Violências Vivenciadas por Adolescentes no Brasil:

uma revisão integrativa discutida à luz da fenomenologia

Autores

Palavras-chave:

Adolescentes, Escola, Violência, Fenomenologia

Resumo

A adolescência é amplamente discutida no que concerne a aspectos sociais, psicológicos e biológicos. Dentre os fenômenos que podem comprometer o processo de desenvolvimento saudável de um adolescente, é experienciar violências. Entretanto no Brasil, essa tem sido a realidade muitos adolescentes. O objetivo deste trabalho é integrar dados sobre o fenômeno da violência vivenciada por adolescentes no Brasil, sobretudo nos contextos escolares, e discutir à luz da fenomenologia. Esse estudo caminha por uma abordagem qualitativa, apesar da revisão integrativa compor estudos quantitativos. Foram usados os seguintes comandos booleanos: adolescente AND escola AND violência nas bases de dados, SciElo, BVSaúde e PePsic. Foram incluídos 296 trabalhos e revisados 16 artigos científicos em um espaço-temporal de dez anos. Os adolescentes sofrem de inúmeras violências que repercutem negativamente no seu processo de desenvolvimento, na sua saúde mental e consequentemente na percepção que tem de si mesmos. É necessário o estabelecimento de políticas públicas eficazes na promoção e prevenção em saúde mental que faça um trabalho integrado entre adolescente, escola, família e comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadynne Araújo de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Psicóloga (CRP 20/11.041) pela Universidade Paulista. Pós-Graduada em Neuropsicologia: avaliação e reabilitação neuropsicológica pelo Child Behavior Institute of Miami. Mestranda em Processos Psicológicos e Saúde na Universidade Federal do Amazonas. Membra do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Tutora técnica do Projeto de Extensão Plantão Psicológico na Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LAPFE/UFAM). Email: nadynnearaujo@outlook.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1545-1472

Ewerton Helder Bentes de Castro, Universidade Federal do Amazonas

Pós-Doutor e Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Professor Associado da Faculdade de Psicologia/UFAM. Docente do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (FAPSI/PPGPSI/UFAM). Líder do Grupo de pesquisa de Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Coordenador do Projeto de Extensão Plantão psicológico em escolas do sistema de ensino público em Manaus (FAPSI/UFAM. Coordenador científico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM) E-mail: ewertonhelder@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

 

Downloads

Publicado

2024-07-26