Violências Vivenciadas por Adolescentes no Brasil:
uma revisão integrativa discutida à luz da fenomenologia
Palavras-chave:
Adolescentes, Escola, Violência, FenomenologiaResumo
A adolescência é amplamente discutida no que concerne a aspectos sociais, psicológicos e biológicos. Dentre os fenômenos que podem comprometer o processo de desenvolvimento saudável de um adolescente, é experienciar violências. Entretanto no Brasil, essa tem sido a realidade muitos adolescentes. O objetivo deste trabalho é integrar dados sobre o fenômeno da violência vivenciada por adolescentes no Brasil, sobretudo nos contextos escolares, e discutir à luz da fenomenologia. Esse estudo caminha por uma abordagem qualitativa, apesar da revisão integrativa compor estudos quantitativos. Foram usados os seguintes comandos booleanos: adolescente AND escola AND violência nas bases de dados, SciElo, BVSaúde e PePsic. Foram incluídos 296 trabalhos e revisados 16 artigos científicos em um espaço-temporal de dez anos. Os adolescentes sofrem de inúmeras violências que repercutem negativamente no seu processo de desenvolvimento, na sua saúde mental e consequentemente na percepção que tem de si mesmos. É necessário o estabelecimento de políticas públicas eficazes na promoção e prevenção em saúde mental que faça um trabalho integrado entre adolescente, escola, família e comunidade.