FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA E PRÁTICAS INTEGRATIVAS

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Formação em psicologia, Estágio obrigatório, psicologia do esporte, pessoa com deficiência, goalball, IERC-RN

Resumo

 O presente artigo trata de questões atuais sobre a formação em psicologia, com ênfase na compreensão de como está sendo o contato em psicologia  dos discentes e das práticas durante a formação, para demonstrar como essa realidade se dá, conta-se o relato de experiência sobre as vivências experimentadas no campo do Estágio II para conclusão da disciplina de Práticas Integrativas II, do curso de bacharel em Psicologia pela UNINASSAU- RN, que se deu frente à necessidade de garantir o desenvolvimento e o equilíbrio emocional dos atletas de goalball e por fornecer apoio para lidarem com os fatores psicológicos que influenciam no dia a dia e no período das competições. O objetivo do trabalho relatado foi conhecer o campo da psicologia do esporte, bem como quais os tipos de intervenções a serem utilizadas para PCD com baixa visão e cegos no que diz respeito a performance e desempenho em quadra e trabalho em equipe. Foram realizados acolhimentos com atletas, bem como uma reflexão acerca dos atravessamentos que estes têm na sua vida pessoal que interferem na sua atuação. No decorrer de todo processo foi possível compreender a necessidade de apoio e suporte psicológico ao atleta, bem como, o quanto os fatores externos podem interferir no desempenho da equipe. Com base nesse relato é possível perceber o potencial de desenvolvimento, aprendizado e colaboração mútua presente nos objetivos de práticas em psicologia, que se dão em realidades diversas, buscando atender as demandas presentes, além de proporcionar ao aluno a percepção de horizontes de atuação na contemporaneidade

Biografia do Autor

Valéria Maria de Sousa Laranjeiras, Faculeste

 

Pós-graduanda em Psicologia Clínica pela Faculeste, pós-graduanda em Gestalt-terapia pela Faculeste. Graduanda do 9° período no curso de Psicologia pela UNINASSAU. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com honrarias acadêmicas. Supervisora no Grupo Caule e empresária do setor de móveis. Contatos via e-mail valelaranjeiras@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0009-0005-0078-9069

Jane da Silva Paes, Universidade Federal do Amazonas

Jane da Silva Paes,

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas -UFAM.  Especialista em Psicologia Clínica de Base Fenomenológica pelo Instituto de Ensino Vision.  Especialista em Saúde Coletiva pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI).  Bacharela e Psicologia pela UFAM. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP).  Professora do curso de Psicologia da Universidade Nilton Lins (Manaus-AM). Preceptora em Psicologia na Pós-graduação em Saúde Pública com ênfase em Estratégia de Saúde da Família (UEA/ESAP). Coordenadora Adjunta da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LAPFE/UFAM). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial LABFEN (FAPSI/UFAM). Supervisora no Projeto   de   Extensão   Plantão   Psicológico   em   escolas   do   sistema público de ensino em Manaus.  E-mail: janedasilvapaes@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9683-8518

Ana Amélia Carvalho Guimarães Tinoco, Uninassau - Natal

 

Cursando o nono periodo do curso de Psicologia na Ununassau - Natal RN. Bacharel em Direito pela Universidade de Uberaba (Uniube) de Uberaba MG. Contato via e-mail: anaameliacgtinoco@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0009-0005-7664-9388

Publicado

2023-12-31