PARA ALÉM DO PROTAGONISMO

ANIMES, EMPODERAMENTO FEMININO E SER-AUTORA DO PRÓPRIO CAMINHAR À LUZ DA FENOMENOLOGIA

Autores

Palavras-chave:

Animes, Empoderamento feminino, Autoria feminina, Psicologia fenomenológico-existencial

Resumo

Em diversas produções audiovisuais, as protagonistas são retratadas com o ideal feminino: frágeis, inocentes e dependentes de figuras masculinas. Concomitante a este fato, surgem produções no caminho inverso: as animações japonesas com protagonistas mulheres e crianças, em que os personagens masculinos servem como apoio, ao contrário de salvação. Nestas obras, demonstram a própria autoria por meio da capacidade feminina; em aventuras, resolução de problemas, descobertas de mundos e de si-mesmas. Assim, o objetivo deste estudo, relato de pesquisa de iniciação científica, é compreender a pluridimensionalidade do ser-mulher em meios às produções de arte que expressam a representatividade, sob o viés da fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty. O viés de pesquisa é o qualitativo, com característica descritiva e exploratória, a partir do método fenomenológico-psicológico. A obtenção de dados através da entrevista fenomenológica áudio gravada que partiu de uma questão norteadora e a análise dos dados a partir do referencial de Maurice Merleau-Ponty. São colaboradoras da pesquisa 7 mulheres espectadoras de animações japonesas (animes). Foram elaboradas as seguintes categorias: Anime-aprendizagem: outro olhar sobre a vida e as relações; As facetas do machismo: a realidade influencia os animes; Ser-autora, designo meu próprio caminhar: a contribuição dos personagens femininos! Conclui-se que o campo da temática oferece ampla gama de possibilidades para análise e pesquisa, pois envolve a abordagem interdisciplinar, influência sociocultural e impactos na educação, mídias e sociedade.

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Biografia do Autor

Gabriella Masulo Gomes, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda do Curso de Psicologia da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. Diretora de Pesquisa da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial certificado pelo CNPq. Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LABFEN. E-mail: masulogabriella@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0290-798X

Atália Maria Schaeken Silva, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas.  Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretora de Extensão da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: ataliamssilva@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6578-3243

Janderson Costa Meira, Faculdade Escola Superior Batista do Amazonas - Esbam

Pós-graduando em Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial pelo Instituto Vision/Am. Gestor de Recursos Humanos pela UNIP – Manaus. Graduando em Psicologia pela Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor acadêmico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: jandersonmeiraa@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9145-6465

Ewerton Helder Bentes de Castro, Universidade Federal do Amazonas

Pós-Doutor e Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Professor Associado da Faculdade de Psicologia/UFAM. Docente do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (FAPSI/PPGPSI/UFAM). Líder do Grupo de pesquisa de Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Coordenador do Projeto de Extensão Plantão psicológico em escolas do sistema de ensino público em Manaus (FAPSI/UFAM. Coordenador científico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM) E-mail: ewertonhelder@ufam.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

Gabriela Monteiro da Silva, UniNorte - Ser Educacional

Pós-graduanda em Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial. Bacharela em Psicologia formada pela UniNorte - Ser Educacional. Diretora de Cominicação da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LAPFE). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial da UFAM (Labfen). E-mail: gabrielamonteiro.psicologia@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0002-6998-432X

Nataly Barbosa de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Psicóloga formada pela Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. Vice-Diretora da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial. Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial. E-mail: nataly.barbosa.souza@gmail.com. Orcid:  https://orcid.org/0009-0004-9691-3556

Publicado

2023-12-31