La importancia de la escucha y apoyo psicosocial al tutor institucional

Autores

Palavras-chave:

escuta, trabalho em grupo, apoio psicossocial, desenvolvimento humano

Resumo

Apresenta-se uma intervenção de corte qualitativo transversal, realizada com professores vinculados ao Colégio de Ciências e Humanidades da Universidade Nacional Autônoma do México. Partindo da importância do autoconhecimento e reflexão do corpo docente, foram conduzidas sessões grupais de escuta, envolvendo tutores de estudantes do nível médio. Nesse ambiente grupal, foram desenvolvidas atividades de psicoeducação e reflexão para compartilhar experiências que ultrapassam o papel de ensino. Destaca-se a importância de reconhecer o acadêmico como uma pessoa com necessidades emocionais, deficiências e déficits, vistos como áreas de oportunidade. Sobretudo, ressalta-se a importância do desenvolvimento do potencial da pessoa ao permitir o reconhecimento, aceitação e promoção de atitudes de empatia, aceitação e compreensão entre os colegas docentes. Conclui-se ressaltando a importância da abertura desses espaços de acompanhamento e apoio psicossocial para o corpo docente das instituições da UNAM.

Biografia do Autor

Leonardo David Hernández Hernández, Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)

Profesor de Asignatura, Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), Facultad de Estudios Superiores Iztacala (FESI). E- mail: leonardohdezcontact@gmail.com ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-9870-76284

Angel Corchado Vargas, Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)

Profesor Asociado C Tiempo Completo, Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), Facultad de Estudios Superiores Iztacala (FESI. E-mail: angel.corchado@gmail.com México. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-4436-6237

Angélica Enedina Montiel Rosales, Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)

Profesora de Asignatura, Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), Facultad de Estudios Superiores Iztacala (FESI). E- mail: lic.montiel.psic@gmail.com ORCID iD: https://orcid.org/0009-0002-9814-3351

Eduardo Ismael Ruíz López, Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)

Profesor de Asignatura, Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), Facultad de Estudios Superiores Iztacala (FESI). E- mail: eduardo.ruiz@iztacala.unam.mx ORCID iD: https://orcid.org/0009-0007-9628-7462

Publicado

2023-12-31