Plantão psicológico em escolas do sistema público de ensino

o estágio básico em Psicologia e sua pluridimensionalidade

Autores

Palavras-chave:

Estágio Básico, Formação em Psicologia, Clínica dos Três Olhares, Fenomenologia-Existencial

Resumo

A formação em Psicologia preconiza que se considere as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia e, nestas, a inserção do discente em estágios básicos e profissionalizantes. O objetivo deste artigo é apresentar experiências no estágio básico a partir da vivência do plantão psicológico em escolas públicas em uma cidade na região norte do país. É um estudo sob o viés qualitativo em pesquisa. São apresentados 3 relatos de experiência com alunos de diferentes escolas. A análise de cada relato foi realizada a partir da proposta da Clínica dos Três Olhares. Foram observados os movimentos presentes nas histórias trazidas por cada uma das adolescentes em que conteúdos autodestrutivos, menos valia, configurações relacionais disfuncionais, violência sexual foram apresentados e, ao mesmo tempo, a partir da atuação dos plantonistas, novo olhar sobre si mesmas passou a ser experienciado, tendo em vista que, o olhar que antes fora de distorção, passa a sê-lo vivido de forma diferente, redimensionando a percepção de cada adolescente sobre si mesmas, passando a lançar um olhar de considerar-se  a si próprias como seres-possíveis e, com isso, seres de possibilidade.

Biografia do Autor

Ewerton Helder Bentes de Castro, Universidade Federal do Amazonas

Pós-Doutor e Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Professor Associado da Faculdade de Psicologia/UFAM. Docente do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (FAPSI/PPGPSI/UFAM). Líder do Grupo de pesquisa de Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Coordenador do Projeto de Extensão Plantão psicológico em escolas do sistema de ensino público em Manaus (FAPSI/UFAM. Coordenador científico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM) E-mail: ewertonhelder@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

Janderson Costa Meira, Faculdade Escola Superior Batista do Amazonas - Esbam

Gestor de Recursos Humanos pela UNIP – Manaus. Graduando em Psicologia pela Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor acadêmico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: jandersonmeiraa@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9145-6465

Atália Maria Schaeken Silva, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas.  Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor acadêmico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: ataliamssilva@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6578-3243

Elcilene Lima de Macêdo, Universidade Paulista - Manaus

Graduada em Psicologia da Universidade Paulista - Unip. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial certificado pelo CNPq. Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial LABFEN (FAPSI/UFAM). Membro do  Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Membro da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LAPFE/UFAM). E-mail: elcilenemacedo@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8313-6074

Emanuel Herbert Elias Alencar, Faculdade Escola Superior Batista do Amazonas - Esbam

Graduando em Psicologia na Escola Superior Batista do Amazonas. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial certificado pelo CNPq. Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial LABFEN (FAPSI/UFAM). Membro do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor de Comunicação da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LAPFE/UFAM). Coordenador de comunicação da Rede de mulheres indígenas do estado do Amazonas Makira E´ta. Bolsista da Geração Zelo- Movimento Saber lidar, em parceria com Unicef Brasil (ASEC-UNICEF).  E-mail: alencaremanuel1998@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5659-8422

Gabriela Monteiro da Silva, UniNorte - Ser Educacional

Pós-graduanda em Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial. Bacharela em Psicologia formada pela UniNorte - Ser Educacional. Diretora de Cominicação da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LAPFE). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial da UFAM (Labfen). Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial certificado pelo CNPq. E-mail: gabrielamonteiro.psicologia@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0002-6998-432X

Publicado

2023-12-31