Convenção das corujas

a compreensão do suicídio e da autolesão por alunos amazônidas do Ensino Fundamental

Autores

Palavras-chave:

Setembro amarelo, comportamentos autodestrutivos, comportamentos autolesivos, alunos amazônidas, método fenomenológico

Resumo

O setembro amarelo se caracteriza por investidas sociais no sentido de diminuir o número de comportamentos autodestrutivos e autolesivos tão característicos da contemporaneidade. Pesquisas junto a adolescentes têm sido escassas nos últimos anos. O objetivo deste estudo foi compreender a concepção de alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública de ensino na cidade de Manaus sobre esse evento e seus possíveis desdobramentos. Foram 22 alunos do 6º ao 9º ano a quem foram designadas as perguntas: “o que você compreende como setembro amarelo” e “o que você gostaria de falar sobre suicídio e autolesão”. Foram utilizados alguns parâmetros do método fenomenológico-psicológico de pesquisa em psicologia, tais como: leitura exaustiva do escrito, identificação de Unidades de Significado, elaboração das categorias de análise. A análise foi a partir da teoria de Martin Heidegger e Maurice Merleau-Ponty, além de outros autores que têm estudado a temática. Foram elaboradas 4 categorias de análise: 1) Um dia para evitar o ato; 2) Possíveis fatores de risco; 3) Fatores protetivos; 4) Questionando o que foi dito. Conclui-se que o estudo atingiu seus objetivos, tendo em vista que, os alunos trouxeram uma compreensão abrangente e pluridimensional da temática, o que possibilitou observar que precisamos ir além de nossas verdades absolutas quando buscarmos entender o olhar que essa faixa etária lança sobre as várias especificidades e características da vida contemporânea.

Biografia do Autor

Ewerton Helder Bentes de Castro, Universidade Federal do Amazonas

Pós-doutor e Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Professor Associado da Faculdade de Psicologia/UFAM. Docente do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (FAPSI/PPGPSI/UFAM). Líder do Grupo de pesquisa de Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Coordenador do Projeto de Extensão Plantão psicológico em escolas do sistema de ensino público em Manaus (FAPSI/UFAM. Coordenador científico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM) E-mail: ewertonhelder@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

Janderson Costa Meira, Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM

Gestor de Recursos Humanos pela UNIP – Manaus. Graduando em Psicologia pela Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor acadêmico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: jandersonmeiraa@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9145-6465.

Carolina Brasil Luzzi, Faculdades Santa Teresa

Graduando em Psicologia pela Faculdade Santa Teresa. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor acadêmico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: cbrluzzi.phone.gmail@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9552-0786.

Jonas Oliveira Dias da Silva, Faculdades Santa Teresa

Graduando em Psicologia pela Faculdade Santa Teresa. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor acadêmico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: jonasdias03@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3921-3914.

Lais Mikaela da Silva Dantas, Faculdades Santa Teresa

Graduando em Psicologia pela Faculdade Santa Teresa. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Membro da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: laismikaela28@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1087-3345.

 

Natividade de Jesus Magalhães Maia, Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM

Graduada em Direito pelo CIESA. Graduanda em Psicologia pela Escola Superior Batista do Amazonas – ESBAM. Secretária da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE. Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. E-mail: natividademmaia@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0006-1752-470X.

Downloads

Publicado

2023-06-29