Prevenção de ações autodestrutivas com escolares do ensino fundamental em escola da rede pública de ensino

perspectivas e possibilidades

Autores

Palavras-chave:

Suicídio, autolesão, prevenção, escolares, fenomenologia

Resumo

A contemporaneidade tem se constituído por uma série de fatos que nos propiciam questionar o próprio existir. Assim, o objetivo deste estudo foi compreender a percepção de alunos do ensino fundamental maior e do ensino médio de escolas do sistema de ensino público municipal e/ou estadual acerca dos comportamentos autodestrutivos em adolescentes considerando fatores de risco e fatores de proteção sob o viés da Fenomenologia. É um estudo amparado na abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando o método fenomenológico de pesquisa com caráter descritivo, exploratório e reflexivo. A análise foi pautada a partir da perspectiva teórica de Martin Heidegger. Foi utilizada a proposta dos Grupos de Encontro de Carl Rogers, com gravação da atividade em áudio e posterior transcrição. Participaram 22 alunos do 6º ao 9º ano. Ressalte-se que a meta do projeto é contribuir com o aperfeiçoamento do sistema de educação e de saúde no sentido de fornecer subsídios para elaboração de estratégias que viabilizem a execução de ações relacionadas a fatores de proteção no que concerne a comportamentos autodestrutivos na comunidade escolar. Foram elaboradas 3 categorias de análise: a) A percepção da origem do comportamento; b) As várias dimensões dos comportamentos autodestrutivos; c) Olhar para o sofrimento do outro: o Cuidado é vivenciado. Conclui-se pela necessidade de compreendermos a pluridimensionalidade presente nestas temáticas, tendo em vista que, é um fenômeno em franco crescimento e que atravessa instâncias onde os adolescentes transitam, família e escola e a possibilidade de execução de atividades a partir do plantão psicológico na prevenção de comportamentos autodestrutivos e autolesivos.

Biografia do Autor

Jaynne Nogueira Duarte, Universidade Federal do Amazonas

Psicóloga graduada pelo Curso de Psicologia da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. Bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica. Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial LABFEN/UFAM. E-mail: jayduartejnd@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0007-9670-8835

 

Milena Cecília Barroso Fernandes, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Discente do Curso de Medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). E-mail: milena_mcb@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5435-2632

Ruy Siqueira de Lima, Centro Universitário do Norte - Uninorte

Graduação – Comunicação Social, Rádio, TV e Internet –  Centro Universitário do Norte – UNINORTE.Graduando – Psicologia - 9º período Centro Universitário do Norte – UNINORTE. Membro sócio da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) Regional Amazonas. Membro da Liga Acadêmica de Psicologia da Uninorte – (LAPSIUNN). Membro da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico Existencial (LAPFE). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico Existencial (LABFEN). E-mail: ruylima@gmail.com Orcid : https://orcid.org.0009-0004-0303-9506

Janderson Costa Meira, Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM

Gestor de Recursos Humanos pela UNIP – Manaus. Graduando em Psicologia pela Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor acadêmico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: jandersonmeiraa@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9145-6465

Branca Cecília Benício, Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM

Psicopedagoga formada pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo. Psicóloga formada pela Escola Superior Batista do Amazonas – ESBAM. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. E-mail: cecilia.psi@hotmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0482-355X

 

Ewerton Helder Bentes de Castro, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Professor Associado da Faculdade de Psicologia/UFAM. Docente do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (FAPSI/PPGPSI/UFAM). Líder do Grupo de pesquisa de Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Coordenador do Projeto de Extensão Plantão psicológico em escolas do sistema de ensino público em Manaus (FAPSI/UFAM. Coordenador científico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM) E-mail: ewertonhelder@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

 

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Publicado

2023-06-29