O método fenomenológico e o desenho a mão livre
possível compreensão do mundo vivido adolescente
Palavras-chave:
Adolescência, plantão psicológico, método fenomenológico, desenho a mão livre, abuso sexualResumo
Considerada uma fase em que inquietações e desconfortos existenciais estão presentes, a adolescência é plena em situações que provocam verdadeiro turbilhão emocional na vida dos jovens. O objetivo deste estudo é compreender a vivência de uma adolescente acompanhada no Plantão Psicológico em Escola da rede municipal de ensino em Manaus. O viés do estudo é qualitativo e no que tange ao método é o fenomenológico-psicológico em que adaptamos as falas trazidas e o relato dos desenhos. Utilizamos o desenho à mão livre sob o olhar fenomenológico. A participante é uma adolescente de 13 anos de idade, 6º ano do ensino fundamental, que realizou quatro aconselhamentos. A vivência trazida mostra o abuso sexual sofrido, a não credibilidade da mãe e a sensação de estar continuamente silenciada. Conclui-se que o uso deste tipo de instrumento, o desenho a mão livre e a história trazida com ele, permite reconhecer a dimensão da historicidade desse caminhar a partir do abuso sexual sofrido, contudo, mostra ainda que a escuta possibilitou que a mesma pudesse olhar a si mesma para além das facticidades.