O Método fenomenológico de pesquisa em áreas da saúde em publicações no Brasil

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Palavras-chave:

Método fenomenológico, pesquisa em psicologia e saúde, fenomenologia

Resumo

O método fenomenológico de pesquisa tem sido um meio de difusão do conhecimento, caracterizado como viés qualitativo, favorece a compreensão dos fenômenos estudados, com ênfase na análise dos sentidos atribuídos pelos participantes. O presente artigo objetiva compreender como o método fenomenológico tem sido utilizado nas pesquisas em psicologia e saúde. Para isso, buscou-se identificar no contexto de pesquisa em psicologia e saúde os que mais aparecem; analisar e comparar quais áreas de estudo que utilizam a fenomenologia; e de que forma prática o método é utilizado. Foi realizado a partir das bases de dados de produção científica, BVSalud, SciELO, PePsic e PsycINFO; Para a inclusão dos resultados foi considerado o espaço temporal de 5 anos, pesquisas que utilizaram no tratamento de seus dados o método fenomenológico, que fossem realizadas pela psicologia ou qualquer outra área da saúde. O método fenomenológico foi utilizado pela área da enfermagem em 16 artigos, da psicologia 3 e na fisioterapia 1. Conclui-se que o método tem propiciado a construção e transversalização do conhecimento nas áreas da psicologia e saúde

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Biografia do Autor

Janderson Costa Meira, Faculdades Santa Teresa

Gestor de Recursos Humanos pela UNIP – Manaus. Graduando em Psicologia pela Faculdade Santa Teresa. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor acadêmico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: jandersonmeiraa@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9145-6465

 

Jane da Silva Paes, Universidade Federal do Amazonas

Psicóloga (CRP10/8174) Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Especialista em Psicologia Clínica de Base Fenomenológica pelo Instituto de Ensino Vision. Especialista em Saúde Coletiva pela FAVENI. Bacharela em Psicologia pela UFAM. Coordenadora Técnica da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LAPFE/UFAM). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial LABFEN (FAPSI/UFAM). Supervisora no Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. E-mail: janedasilvapaes@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9683-8518

Nadynne Araújo de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Psicóloga (CRP 20/11.041) pela Universidade Paulista. Pós-Graduanda em Neuropsicologia: avaliação e reabilitação neuropsicológica pelo Child Behavior Institute of Miami. Mestranda em Processos Psicológicos e Saúde na Universidade Federal do Amazonas. Membra do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Tutora técnica do Projeto de Extensão Plantão Psicológico na Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LAPFE/UFAM). Email: nadynnearaujo@outlook.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1545-1472 

Paula Vitória de Oliveira Teles, Universidade Federal do Amazonas

Psicóloga (CRP 20/11.810) pela Universidade Nilton Lins. Mestranda em Processos Psicológicos e Saúde na Universidade Federal do Amazonas. Membra do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM).           Tutora técnica do Projeto de Extensão Plantão Psicológico na Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LAPFE/UFAM). Psicóloga Clínica no Projeto de Extensão SUPER - Projeto Samsung. Email: paulavr74@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7932-1402

Breno de Oliveira Ferreira, Universidade Federal do Amazonas

Psicólogo e pedagogo sanitarista com doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (2019). Mestre em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Piauí (2016). Especialista em Saúde da Família pelo Centro Universitário Internacional (2014), em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão (2016) e Educação em Direitos Humanos pela Unifesp (2022). Atualmente é professor-pesquisador efetivo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus, e atua nos cursos de graduação e mestrado em Psicologia, na linha de processos psicológicos e saúde. Faz parte do Núcleo Docente Estruturante (NDE), do Comitê de Ética em Pesquisa, da Comissão de Equidade de Gênero e do Pet-Saúde. É coordenador do programa de pós-graduação em Psicologia (UFAM). É líder do grupo de pesquisa (CNPq) - Núcleo de saúde, sexualidade e sociedade (NÓS), coordenador do Laboratórios de Psicologia, Saúde e Sociedade na Amazônia (LAPSAM), e vice-coordenador da Liga de Psicologia da Saúde e Políticas Públicas. Atua também como professor permanente no programa de pós-graduação em saúde coletiva (UEA). Email: breno@ufam.edu.br  ORCID: http://orcid.org/0000-0002-0979-3911

 

Ewerton Helder Bentes de Castro, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Professor Associado da Faculdade de Psicologia/UFAM. Docente do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (FAPSI/PPGPSI/UFAM). Líder do Grupo de pesquisa de Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Coordenador do Projeto de Extensão Plantão psicológico em escolas do sistema de ensino público em Manaus (FAPSI/UFAM. Coordenador científico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM) E-mail: ewertonhelder@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

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Publicado

2023-01-02