Adolescência e prática do cutting:

relato de experiência no Plantão Psicológico

Autores

Palavras-chave:

Autolesão, adolescente, plantão psicológico

Resumo

O adolescer é caracterizado como um período de grandes e profundas transformações. Um aspecto muito presente e que tem sido trazido na literatura diz respeito às questões emocionais exacerbadas e situações com as quais não conseguem lidar. Diante disso, ocorre a prática da autolesão ou cutting que, diga-se de passagem, tem apresentado alta prevalência entre estudantes de ambos os gêneros. O objetivo deste estudo foi compreender a dimensão da prática da autolesão na vida de um estudante do ensino fundamental acompanhado pelo Plantão Psicológico na Escola, em Manaus. O percurso metodológico é o método fenomenológico de pesquisa em Psicologia em seu viés descritivo e exploratório, viés qualitativo. A escuta foi embasada no referencial teórico de Maurice Merleau-Ponty a partir de constructos teóricos como corporeidade, corpo próprio, corpo simbólico, intercorporeidade. O participante é aluno do ensino fundamental, 13 anos, gênero masculino, raça preta, sem religião. A escuta propiciou aprofundar no sentido da ação e como fatores que predispõem a autolesão estão os relacionados à culpa pela morte do pai, o luto por essa perda significativa, medo e frustração de não saber como lidar com determinadas situações e isso tem originado conflitos emocionais que resultam na autolesão. Conclui-se que a escuta ativa possibilita o redimensionamento do ser-si-mesmo e a compreensão da pluridimensionalidade do corpo e da experiência do corpo que é meu, um corpo que sou eu da obra de Ponty.

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Biografia do Autor

Elcilene Lima de Macedo, Universidade Paulista - UNIP

Graduanda em Psicologia da Universidade Paulista - Unip. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial certificado pelo CNPq. Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial LABFEN (FAPSI/UFAM). Membro do  Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Membro da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LAPFE/UFAM). E-mail: elcilenemacedo@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8313-6074

Ewerton Helder Bentes de Castro

Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Professor Associado da Faculdade de Psicologia/UFAM. Docente do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (FAPSI/PPGPSI/UFAM). Líder do Grupo de pesquisa de Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Coordenador do Projeto de Extensão Plantão psicológico em escolas do sistema de ensino público em Manaus (FAPSI/UFAM. Coordenador científico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM) E-mail: ewertonhelder@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

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Publicado

2023-01-02