Corpo que é meu, mas não sou eu:

o não-reconhecimento do ser-si-mesmo

Autores

Palavras-chave:

Adolescência, historicidade, corporeidade silenciada

Resumo

A adolescência é uma fase do desenvolvimento repleta por angústias, inquietações, desvelamentos. É premente reconhecermos as várias dimensões presentes no adolescer. O objetivo deste estudo é trazer um estudo de caso obtido no plantão psicológico em escola pública em Manaus sobre a historicidade de um adolescente trans sob o viés da Fenomenologia de Merleau-Ponty. É um estudo sob o viés qualitativo e utiliza parâmetros do método fenomenológico-psicológico de pesquisa em Psicologia. A narrativa fala de abandono, abuso sexual e dificuldade com o corpo original. Conclui-se como as relações com o outro podem ser vivenciadas como um elemento que provoca o surgimento de uma corporeidade silenciada onde o não reconhecimento de si mesmo enquanto corpo é experienciado sob o viés da dor e do sofrimento.

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Biografia do Autor

San Zureik Calacina da Silva, Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM

Graduando em Psicologia na Escola Superior Batista do Amazonas. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial certificado pelo CNPq. Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial LABFEN (FAPSI/UFAM). Membro do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Membro da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LAPFE/UFAM). E-mail: sanzureik01@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5659-8422

Ewerton Helder Bentes de Castro, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Professor Associado da Faculdade de Psicologia/UFAM. Docente do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (FAPSI/PPGPSI/UFAM). Líder do Grupo de pesquisa de Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Coordenador do Projeto de Extensão Plantão psicológico em escolas do sistema de ensino público em Manaus (FAPSI/UFAM. Coordenador científico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM) E-mail: ewertonhelder@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

 

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Publicado

2023-01-02