REFLEXÕES TEÓRICAS, METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DO MODELO TRIÁRQUICO DA INTELIGÊNCIA DE STERNBERG
Resumo
O objetivo do estudo foi o de realizar uma reflexão teórica, metodológica e prática do Modelo Triárquico da Inteligência de Sternberg, apontando possíveis caminhos para o fortalecimento da teoria quanto da fidedignidade do STAT (Teste de Habilidades Triárquicas de Sternberg). O Modelo Triárquico compreende a inteligência como sendo desenvolvida ao longo da vida do sujeito, levando em consideração a influência do contexto para o seu desenvolvimento, ressaltando que ela não vai enfraquecendo à medida que as pessoas vão envelhecendo, e sim se adaptando às mudanças ocasionadas pelo meio social e pela idade. Esse modelo teórico se estrutura em três componentes básicos: (a) metacomponentes, (b) componentes de performance, e (c) componentes de aquisição de conhecimento, que são imprescindíveis para a realização de tarefas relacionadas ao raciocínio. De acordo com esse modelo teórico, e com as discussões apresentadas, pode-se verificar que o Modelo Triárquico da Inteligência possui uma boa estrutura teórica, se alicerçando em uma estrutura bem articulada dos componentes principais que dão sustentação à sua compreensão de inteligência. Também percebeu-se problemas relacionados a questões teóricas, práticas e metodológicas que deixam tanto a teoria quanto o seu respectivo teste, complicados, pois não se tem acesso facilitado ao estudo de validação do instrumento, o que dificulta a replicação do estudo e a utilização desse instrumento em populações diversas.
Palavras-chave: Inteligência, Modelo Triárquico de Sternberg, STAT, Cognição, Avaliação Psicológica.