CONEXÕES ENTRE A COMPOSIÇÃO MUSICAL E A ESTÉTICA JAPONESA EM “TOOROS NA RIBEIRA”

Autores

  • Thales Godoi Nunes UDESC
  • Acacio Tadeu de Camargo Piedade Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Palavras-chave:

estética japonesa, processos criativos, música contemporânea

Resumo

O presente artigo procura apresentar o processo criativo da obra musical Tooros na Ribeira, para violão solo, de minha autoria. Essa obra foi desenvolvida a partir de alguns pontos da estética japonesa, que serão elucidados no artigo. Foi realizada uma investigação acerca dos atributos que caracterizam essa estética, para então demonstrar como ela pôde ser incorporada na composição.

Biografia do Autor

Acacio Tadeu de Camargo Piedade, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Possui graduação em Música (Composição) pela Universidade Estadual de Campinas (1985), mestrado e doutorado em Antropologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997, 2004), Pós-Doutorado em Musicologia na Université de Paris Sorbonne (2011) e Pós-Doutorado em Composição na Hochschule für Musik Franz Liszt - Weimar, Alemanha (2019). Professor Associado no Departamento de Música e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Ministra disciplinas, pesquisa e orienta pesquisas nas áreas de Composição, Análise e Musicologia.

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Publicado

2019-09-25