INTERAÇÃO SOCIAL: UM ELEMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
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Sociedade; Interação Social; Ensino; Aprendizagem; Língua Estrangeira.要旨
Objetivamos, no presente estudo, fazer uma reflexão sobre a relevância da interação social, compreendendo-a como um elemento facilitador no processo de ensinar e aprender línguas. Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo que tem por método a revisão da literatura. O aporte teórico que fundamenta esta discussão apoia-se na visão de Matui (1995), Oliveira (1997), Rego (2002), Vygotsky (1998; 2008). Os resultados confirmam a relevância e os benefícios da interação social como algo que, de fato, auxilia o processo de ensinar e aprender línguas. Nesse sentido, destacamos como imprescindível uma formação docente onde haja a percepção e, contudo, utilização de atividades inclusivas que promovam momentos de interação entre professor-aluno e aluno-aluno em sala de aula para que, a partir daí a comunicação possa favorecer a socialização do saber. Os novos significados, obtidos através do contato com uma língua estrangeira, fornecem aos alunos a possibilidade de se apropriarem de novos conhecimentos, construindo significados culturalmente situados em sua própria língua.
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