LETRAMENTO DIGITAL: UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TIC EM ESCOLA PÚBLICA

Autores

Palavras-chave:

Letramento digital; TIC; Ensino de Língua Portuguesa.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de verificar como se dá a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) por professores de português, evidenciando a visão que eles têm sobre as inovações tecnológicas. Para este estudo foram usados os autores Soares (2002; 2009), Bortoni-Ricardo (2008), Rojo (2012), Travaglia (2009), Freire (1996). Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo, foram aplicados questionários e observadas algumas aulas, os resultados mostram que a utilização da tecnologia é essencial para as aulas de português, pois nelas observam-se maior interação e aprendizagem, mesmo a utilização se dando de forma limitada por falta de estrutura e ferramentas digitais disponíveis para uso dos professores.

Biografia do Autor

Leiane Carvalho Silva, UFPI

Graduada em Licenciatura em Letras/Português da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, Picos – PI. Especialista em Língua Brasileira de Sinais pelo Instituto Superior de Educação Programus (ISEPRO).

Juscelino Francisco do Nascimento, UFPI e UnB

Possui graduação em Letras/Inglês (2010) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e em Letras/Português-Espanhol (2013) pelo Instituto Superior de Educação Alvorada Plus; Especialização em Docência para o Ensino Superior (2012) pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM) e em Libras (2014) pela Faculdade Latino Americana de Educação (FLATED) e Mestrado em Letras - Área de Concentração em Estudos de Linguagem (2014) pela UFPI. É pesquisador do Grupo de Pesquisa (Socio)Linguística, Letramentos Múltiplos e Educação (SOLEDUC/UnB), membro do Grupo de Pesquisa Linguagem, Escola e Sociedade (LES/UFPI), do Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagem (GECAL/UnB) e do Núcleo de Pesquisa de Ensino do Português (NUPEP/UFPI). Atualmente, é Doutorando do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UnB) e Professor e Tutor do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI). Tem experiência na área de Linguística e Língua Inglesa, com ênfase em Sociolinguística, atuando, principalmente, nos seguintes temas: oralidade, letramento, etnografia, educação do campo, leitura e escrita, Estágios Obrigatórios, Libras e ensino de língua inglesa instrumental 

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Publicado

2018-07-15