A GRAMÁTICA (IN)ATINGÍVEL: O ENSINO (TRADICIONAL) DA LÍNGUA PORTUGUESA ENTRE DISCURSIVIDADES OUTRAS E VELHAS ROUPAGENS

TEACHING (TRADITIONAL) PORTUGUESE LANGUAGE BETWEEN DISCURSIVIDADES OTHER AND OLD CLOTHES

Autores

  • Éderson Luís Silveira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Francisco Vieira da Silva UFERSA e UERN

Palavras-chave:

Gramática; Língua imaginária; Heterogeneidade

Resumo

O presente trabalho visa apresentar uma abordagem exploratória e analítico-reflexiva acerca do ensino de língua portuguesa. Para isso, serão analisadas sequências discursivas de um gramático e um linguista a partir do aparato teórico-metodológico da análise peucheteana do discurso de língua francesa. Os gestos de interpretação realizados apontam para o fato de que o ensino de língua portuguesa preserva na contemporaneidade a ideologia de padronização da língua como uma língua imaginária produzida a partir do discurso gramatical e dicionarísticos que negligencia a existência da heterogeneidade linguística. Assim, apontamos para a necessidade de que haja reflexões cada vez mais acentuadas sobre a gramática que se baseiem na necessidade de emancipar sujeitos e não em dificultar o ensino de uma língua irreal, form(ul)ada no interior do imaginário social sobre a língua.

Biografia do Autor

Francisco Vieira da Silva, UFERSA e UERN

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Professor Adjunto da Universidade Rural do Semi-Árido – UFERSA e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

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Publicado

2018-06-30