LATIN: YESTERDAY, TODAY AND ALWAYS
Keywords:
Latim; Educação; Ensino; Aprendizagem; NeolatinasAbstract
Este artigo qualitativo de modalidade documental apresenta uma breve história da língua latina: origem, características, evolução, apogeu da língua, desdobramento em línguas neorromânicas e ao mesmo tempo a história do antigo povo romano: fundação, realeza, república e império afim de evidenciar a importância dos estudos latinos ontem, hoje e sempre. Destacamos também a importância e atualidade do Latim na contemporaneidade. Descrevemos uma visão ideal do Latim por meio dos programas acadêmicos propostos pelas políticas do ensino superior. Em contraste, o fato de ensinar o Latim apresenta muitos e variados problemas motivacionais, didáticos, gramaticais, linguísticos e literários. Objetivou-se, ao final dessa pesquisa, propor algumas possiblidades de caminho para o ensino-aprendizagem do Latim.
Downloads
References
CARVALHO, D. G.; NASCIMENTO, M. Gramática Histórica. 14. ed. São Paulo: Ática, 1984.
CONCESSO, J. F.S. Latim, Primeiros Passos. 3. ed. Brasília: Ser, 2006.
FOGAÇA, F. C.; GIMENEZ, T. N. O ensino de línguas estrangeiras e a sociedade. Universidade Estadual de Londrina. EdUEL, 2007. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/rbla/2007_1/08-Francisco%20Foga%C3%A7a%20et%20al.pdf> Acesso em: 4 jun. 2016.
GARCIA, J. M. Introdução à Teoria e Prática do Latim. 2. ed. Brasília: UnB, 2000.
HOLLANDA, S. B. (Org.). História da Civilização. 1. ed. São Paulo: Nacional, 1975.
KREBS, C. B. A most dangerous book: Tacitus’s Germania from the Roman Empire to the third Reich. Norton Company, Boston, 2011.
MARTIN, M. M. O Latim Imortal III. S/L., 2005. Disponível em: <http://traducoesgratuitas.blogspot.com/2005/08/marie-madeleine-martin-o-latim-imortal_25.html> Acesso em: 4 jun. 2017.
MIOTTI, C. M. O ensino de latim nas universidades públicas do estado de São Paulo e o método inglês Reading Latin: um estudo de caso. 145f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Linguística), PPGL/UNICAMP, 2006. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000377335&fd=y> Acesso em: 4 jun. 2017.
PITOL, M. C. Latim na ponta da língua. S/L., 2005. Disponível em: <http://www.hipermeios.com.br/website/noticias/show.asp?nwsCode=37DE243B-16C3-1D7A-A9B7-570449AA8052> Acesso em: 4 jun. 2017.
QUESADA, M. Curso de Civilización Española. 2. ed. Monocomp: Madrid, 1987.
RONAI, P. Gradus Primus. Editora Cultrix: São Paulo, 1986a.
____. Gradus Secundus. Editora Cultrix: São Paulo, 1986b.
____. Não Perca o Latim. Editora Nova Fronteira: Rio de Janeiro,1984.
RUSSEEL, B. História do Pensamento Ocidental. Tradução: Laura Alves e Aurélio Rebello. Ediouro. Rio de Janeiro, 2003.
WILLIAMS, E. B. Do Latim ao Português - Fonologia e Morfologia Históricas da Língua Portuguesa. 2. ed. Instituto Nacional do Livro. Ministério da Educação e Cultura: Rio de Janeiro, 1973.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The copyright belongs to the Hon Journal in Mishi - Multidisciplinary Japanese Studies and to the authors of each article. All work or part of it, when quoted or used, must be referenced.