LETRAMENTO DIGITAL: UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TIC EM ESCOLA PÚBLICA
Palavras-chave:
Letramento digital; TIC; Ensino de Língua Portuguesa.Resumo
Este artigo tem o objetivo de verificar como se dá a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) por professores de português, evidenciando a visão que eles têm sobre as inovações tecnológicas. Para este estudo foram usados os autores Soares (2002; 2009), Bortoni-Ricardo (2008), Rojo (2012), Travaglia (2009), Freire (1996). Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo, foram aplicados questionários e observadas algumas aulas, os resultados mostram que a utilização da tecnologia é essencial para as aulas de português, pois nelas observam-se maior interação e aprendizagem, mesmo a utilização se dando de forma limitada por falta de estrutura e ferramentas digitais disponíveis para uso dos professores.
Downloads
Referências
DIAS, A. V. M. Hipercontos multissemióticos. In: ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GARCIA, C. B.; SILVA: F.D.S.; FELÍCIO, R. P. Projet(o)Arte. In: ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GUERRA, E. L. A. Manual de pesquisa qualitativa. Belo Horizonte: Anima Educação, 2014.
LORENZI, G. C. C.; PÁDUA, T. R. W. Blog nos anos iniciais do fundamental I. In: ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
CRUZ NETO, O. O trabalho de campo como descoberta e criação. In: MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
MELO, E. S. O. OLIVEIRA, P. W. M.; VALEZI, S. C. L. Gêneros poéticos em interface com gêneros multimodais. In: ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
MOREIRA, C. Letramento Digital: do conceito à prática. Anais do SIELP. v.1. Uberlândia: EDUFU, 2012.
ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
SOARES, M. Novas práticas de leiteira e escrita: letramento na cibercultura. Educ. soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez.2002. Disponível em: <http>//www.cedes.unicamp.br> Acesso em: 29 mar. 2018.
____. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
GEHARDT, T. E. et al. Estrutura do projeto de pesquisa. In: GERHARDT, T. E.;
SILVEIRA, D.T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez, 2009.
VALE, R. A. L.; STRINQUER, M. S. D. Letramento digital, práticas sociais e implicações pedagógicas. Uniletras, Ponta Grossa, v. 36, n. 2, p. 211-222, jul/dez. 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem à Revista Hon no Mishi - Estudos Multidisciplinares Japoneses e aos autores de cada artigo. Todo trabalho ou parte dele, quando citado ou utilizado, deve ser referenciado.