LITERATURA: DA FORMAÇÃO HUMANA AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO

Autores

  • Juliana Mangussi Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v9i17.9134

Resumo

Contextualiza-se a literatura como elemento indispensável à formação humana, assim como para o desenvolvimento do pensamento crítico, pautados em um ensino que favoreça a formação de sujeitos críticos e protagonistas, capazes de assumir-se responsavelmente e que aprendam a dizer a sua palavra. Ressalta-se o papel do professor como mediador no processo de ensino e aprendizagem, enquanto sujeito leitor, que não se exclui diante aos posicionamentos, mas que compartilha as suas leituras, sem, contudo, impô-las. Nesse sentido, apresentam-se fundamentações teóricas que abordam a importância da literatura, na formação de um sujeito mais humano e que saiba se posicionar frente as leituras que faz, sejam elas de livros ou de mundo que lhe são propiciadas cotidianamente. Pretende-se que essa pesquisa possa contribuir com os educadores de áreas afins na reflexão sobre o seu papel no ensino de aulas significativas de literatura.

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Biografia do Autor

Juliana Mangussi, Universidade Presbiteriana Mackenzie

 Doutoranda em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté, Pós-graduada em Gestão Escolar pela Faculdade do Noroeste de Minas e Pós-graduada em Leitura e Produção de Textos pela Universidade de Taubaté. Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Respectivas Literaturas pela Universidade de Taubaté. Finalizando Pedagogia, pela UNIJALES. Atua como professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação no Ensino Médio em escolas particulares e Cursos Pré Vestibulares e Cursos de Pós Graduação em Alfabetização e Linguagem. Atuou como Professor Coordenador Formador na Secretaria Municipal de Educação de Campos do Jordão, por 12 anos.

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Publicado

2021-08-11

Como Citar

MANGUSSI, J. LITERATURA: DA FORMAÇÃO HUMANA AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO. Revista Decifrar, Manaus, v. 9, n. 17, p. 154–166, 2021. DOI: 10.29281/rd.v9i17.9134. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/9134. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)