LITERATURA: DA FORMAÇÃO HUMANA AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO
DOI:
https://doi.org/10.29281/rd.v9i17.9134Resumo
Contextualiza-se a literatura como elemento indispensável à formação humana, assim como para o desenvolvimento do pensamento crítico, pautados em um ensino que favoreça a formação de sujeitos críticos e protagonistas, capazes de assumir-se responsavelmente e que aprendam a dizer a sua palavra. Ressalta-se o papel do professor como mediador no processo de ensino e aprendizagem, enquanto sujeito leitor, que não se exclui diante aos posicionamentos, mas que compartilha as suas leituras, sem, contudo, impô-las. Nesse sentido, apresentam-se fundamentações teóricas que abordam a importância da literatura, na formação de um sujeito mais humano e que saiba se posicionar frente as leituras que faz, sejam elas de livros ou de mundo que lhe são propiciadas cotidianamente. Pretende-se que essa pesquisa possa contribuir com os educadores de áreas afins na reflexão sobre o seu papel no ensino de aulas significativas de literatura.
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