O LUGAR DO LETRAMENTO LITERÁRIO CRÍTICO-CULTURAL: PROPOSIÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR CULTURAL NO ENSINO MÉDIO
PROPOSIÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR CULTURAL NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.29281/rd.v9i17.9066Resumo
Trata-se de discutir perspectivas teóricas-metodológicas para posicionar o lugar do letramento literário crítico cultural. O objetivo da pesquisa é analisar o lugar do letramento literário crítico cultural por meio dos estudos culturais e da crítica cultural para a formação do leitor cultural no Ensino Médio. A metodologia empregada foi bibliográfica, explicativa e descritiva de abordagem qualitativa, fomos fundamentados por: (BNCC, 2018), noção de letramentos ( STREET, 2003), (SOARES, 2002), ( KLEIMAN, 1995) e (ROJO, 2009) no campo da Crítica cultural por (VIEIRA, 2016) e ( SANTOS, 2010), na linha dos estudos culturais (BHABHA, 1998) e (HALL, 2005), e da crítica literária (TODOROV, 2010). Entre as principais contribuições do referencial, destaca-se a construção de uma abordagem teórica- metodológica e conceitual para o letramento literário crítico cultural. Constatou-se na pesquisa que há uma contradição constitutiva na BNCC em relação a ocupação da literatura no documento. Quanto à proposta teórica-metodológica, mostra-se promissora para a formação do leitor cultural com capacidade multissemiótica de leitura manifestada nos fenômenos de linguagens literária, musical, audiovisual, cinematográfica e tantas outras que compõem o universo das linguagens.
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