OS MEMES E O ENSINO DE LITERATURA: NOVOS MODOS DE SEDUZIR?
NOVOS MODOS DE SEDUZIR!?
DOI:
https://doi.org/10.29281/rd.v9i17.9031Resumo
Este estudo trata da necessidade da inserção da e-literatura, isto é, literatura digital, no ensino básico, como estratégia de (re)aproximação do aluno-leitor que, há um certo tempo, vem se afastando das obras literárias impostas pelos programas escolares. Para tanto, interpelamos o uso dos memes literários como estratégia de sedução para alcançar o leitor, considerando que seriam capazes de fomentar novas reflexões e estudos em torno de possíveis intervenções em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, valendo-se também de instrumentos de coleta de dados oriundos da netnografia, a observação em ambientes virtuais, a seleção e a análise de arquivos digitais. Tomamos como pressupostos teóricos os estudos de Lévy (1999, 2011), Lima (2014, 2017), Martins Ivanda (2006), Martins Aracy (2013), Perrone-Moisés (2016), dentre outros. É possível com os memes literários investir numa proposta de leitura intertextual, interdiscursiva e intersemiótica, ampliando o repertório de literatura com base na exploração de objetos culturais distintos.
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