UNI-DUNI-TÊ: NO JOGO DOS ESCOLHIDOS, NIKKY FINNEY MOSTRA QUEM É DEIXADO PARA TRÁS
EENY, MEENY, MINY, MOE: IN THE GAME OF THE CHOSEN ONES, NIKKY FINNEY SHOWS WHO IS LEFT BEHIND
DOI:
https://doi.org/10.29281/rd.v13i25.17623Palavras-chave:
poesia afro-americana, Nikky Finney, furacão Katrina, precariedade e vida precáriaResumo
Este artigo examina aspectos da situação histórico-social da população negra dos Estados Unidos a partir de “Left”, da escritora afro-americana Nikky Finney. A obra, um poema narrativo de protesto, foi inspirado na devastação causada pela passagem do furacão Katrina em Nova Orleans em 2005. Diante da explícita inação do governo do país ante o sofrimento de grande parte da população local — majoritariamente negra — após o desastre, os versos de Finney convidam o leitor a refletir sobre a desigualdade de acesso à proteção que o Estado deveria conferir a todos os cidadãos estadunidenses.
Downloads
Referências
ANGELOU, Maya. Eu sei por que o pássaro canta na gaiola. Tradução de Regiane Winarski. São Paulo: Astral Cultural, 2018.
BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: Um lírico no auge do capitalismo. 3ª ed. Tradução de José Martins Barbosa, Hemerson Alves Baptista. São Paulo: Brasiliense, 2010.
BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa das assembleias. 3ª ed. Tradução de Fernanda Siqueira Miguens. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2019a.
BUTLER, Judith. Vida precária: os poderes do luto e da violência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019b.
BUTLER, Judith; PRINS, Baukje; MEIJER, Irene Costera. Como os corpos se tornam matéria: entrevista com Judith Butler. Revista Estudos Feministas, v. 10, n. 1, p. 155-167, jan. 2002.
CANDIDO, Antonio. “O direito à literatura”. In: Vários escritos. 6ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2017. p. 171-194.
DOUGLASS, Frederick. Frederick Douglass: autobiografia de um escravo. São Paulo: Vestígio, 2021.
FINNEY, Nikky. “Left”. In: FINNEY, Nikky. Head off & Split. Illinois: Northwestern University Press, 2011.
GUISBOND, Lisa; NEILL, Michael; SCHAEFFER, David. A década de progresso educativo perdida sob a NCLB: que lições tirar desse fracasso político? Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 119, p. 405-430, jun. 2012. DOI: 10.1590/S0101-73302012000200005.
JEFFERSON, Thomas. Declaration of Independence (1776). In: National Archives. Available at: https://www.archives.gov/founding-docs/declaration-transcript. Access on: 18 Mar 2022.
MARCUS, Greil; SOLLORS, Werner. New Orleans Is Lost in the Flood. In: MARCUS, Greil; SOLLORS, Werner. A New Literary History of America. Cambridge; London: Harvard University Press, 2009.
NUSSBAUM, Martha. The Narrative Imagination. Chapter 3. Cultivating Humanity: A Classical Defense of Reform in Liberal Education. (1997) In: LEITCH, Vincent B. (ed.). The Norton Anthology of Theory and Criticism. 2nd ed. New York: W. W. Norton & Company, Inc., 2010. p. 2306-2308.
PAINE, Thomas. Common Sense. Ed. Edward Larkin. Toronto: Broadview Press, 2004.
SCHWARCZ, Lilia. Imaginar é difícil (porém necessário). In: ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: Reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. Tradução de Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 2008, p. 9-17.
A CARNE. Intérprete: Elza Soares. Compositores: Seu Jorge, Marcelo Yuca e Wilson Capellette. In: Do Cóccix até o Pescoço. Produção: Alê Siqueira. Salvador: Maianga Discos, 2002. CD single, 61min55, faixa 6.
TAYLOR, Keeanga-Yamahtta. From #BlackLivesMatter to Black Liberation. Chicago: Haymarket Books, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Adriana Jordão, Liciane Guimarães Corrêa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).