“OSSOUGUE”: UM CASO DE FUNÇÃO POÉTICA DA LINGUAGEM NA SALA DE AULA?

“OSSOUGUE”: A CASE OF POETIC FUNCTION OF LANGUAGE IN THE CLASSROOM?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v12i24.16355

Palavras-chave:

Roman Jakobson; Linguística e poética; Função poética da linguagem; Ensino de língua portuguesa.

Resumo

Roman Jakobson foi categórico ao afirmar que a Linguística deve interessar-se por todas as formas de manifestação da linguagem. Em ‘Linguística e Poética’ (1960) traça minucioso percurso investigativo sobre as diferentes funções da linguagem dedicando-se particularmente à função poética da linguagem. Neste trabalho teórico-analítico, volto-me à função poética da linguagem, buscando entender do ponto de vista teórico o fenômeno e os conceitos linguísticos que ficam mobilizados quando há seu efeito. Narro e partilho impressões desde minha experiência como jovem professor interessado pelo fenômeno da função poética e pelos efeitos daquilo que pode irromper criativa e surpreendentemente do jogo entre som e sentido.

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Biografia do Autor

Augusto Stevanin, UFRGS

Mestrado (2022) em Estudos da Linguagem - Análises textuais discursivas e enunciativas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), graduação pela mesma instituição em Letras (2019), realiza atualmente na UFRGS especialização em Literatura Brasileira (2024-2025); atua como professor de Literatura e Língua Portuguesa na rede pública de educação do estado do Rio Grande do Sul; E-mail: 4ugusto369@gmail.com; Orcid: http://orcid.org/0000-0001-7090-349X; http://lattes.cnpq.br/5450457465776340.

Referências

JAKOBSON, Roman. “Dois aspectos da linguagem e dois tipos de afasia”. In: Linguística e comunicação. São Paulo: Editora Cultrix, 1976.

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SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. São Paulo: Editora Cultrix, 2012.

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Publicado

2025-03-05

Como Citar

STEVANIN, A. “OSSOUGUE”: UM CASO DE FUNÇÃO POÉTICA DA LINGUAGEM NA SALA DE AULA? “OSSOUGUE”: A CASE OF POETIC FUNCTION OF LANGUAGE IN THE CLASSROOM?. Revista Decifrar, Manaus, v. 12, n. 24, p. e2424217, 2025. DOI: 10.29281/rd.v12i24.16355. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/16355. Acesso em: 25 abr. 2025.

Edição

Seção

TEMAS LIVRES