LITERATURAS AFRICANAS DE EXPRESSÃO EM LÍNGUA INGLESA E ALGUMAS FORMAS DE AUTOINSCRIÇÃO
AFRICAN LITERATURES WRITTEN IN ENGLISH AND SOME FORMS OF SELF-INSCRIPTION
DOI:
https://doi.org/10.29281/rd.v13i25.16269Palavras-chave:
Literaturas anglófonas; Mulheres africanas; Tradução transcultural; Memórias africanas; Nadifa Mohamed.Resumo
O presente artigo objetiva apresentar algumas formas de autoinscrição de existências e subjetividades de mulheres africanas. Entre essas formas, destacam-se romances, poemas, ensaios, contos e testemunhos. Para o presente estudo, foram analisadas principalmente algumas obras da somali-britânica Nadifa Mohamed que através de romances, poemas, ensaios e contos (re)inscreve narrativas e memórias individuais e coletivas que surgem tanto a partir da terra natal quanto da diáspora. Constata-se que o trabalho de escrita de Nadifa Mohamed resulta em um corpus cujo conteúdo vai de encontro a uma histórica prática de simplificação da complexidade. Neste artigo, há também um breve estudo de alguns testemunhos apresentados na obra Somalia – the Untold Story: the war through the eyes of somali women organizados e editados por Judith Gardner e Judy El Bushra. Nessa obra, observa-se que o testemunho enquanto gênero narrativo se apresenta por meio das vozes das mulheres africanas, mais especificamente da África Oriental, das mais variadas formas, inclusive no formato de um poema. Por fim, cabe destacar que as escritas selecionadas para o presente estudo encenam múltiplos formatos de representações das vozes, trajetórias, vivências e olhares das mulheres africanas e revelam a necessidade de um olhar atento para as especificidades de cada forma de autoinscrição.
Downloads
Referências
ALÓS, A. P. Literatura de resistência na América Latina: a questão das narrativas de testimonio. Espéculo. Revista de estudios literarios. Universidad Complutense de Madrid, nº 37, 2008. Disponível em: https://webs.ucm.es/info/especulo/numero37/nartesti.html. Acesso em: 12 jun. 2019.
APPIAH, K.A. Kwame Anthony Appiah fala sobre a representação da África no Ocidente. [Entrevista concedida a] Guilherme Freitas. OGlobo. Publicado em: 05 jan. 2013. Disponível em: https://blogs.oglobo.globo.com/prosa/post/kwame-anthony-appiah-fala-sobre-representacao-da-africa-no-ocidente-481076.html. Acesso em: 01 jun. 2024.
BERVELY, J. Testimonio: on the politics of truth. London: University of Minnesota Press, 2004.
BRANDÃO, P.R.B. Excertos da geografia somali na literatura: Uma apreciação da obra “O pomar das almas perdidas”. Geosul. Florianópolis, v. 33, n. 68, p. 350-368, set./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/download/2177-5230.2018v33n68p350/37356/200944. Acesso em: 01 jun. 2024.
BUSHRA, J.; GARDNER, J. el. (Eds.). Somalia – the Untold Story: the war through the eyes of somali women. London: Pluto Press, 2004.
GLISSANT, E. History-Histories-Stories. In: GLISSANT, E. Caribbean discourse: selected essays. Charlottesville: University Press of Virginia, 1999. p. 61-65.
HASSAN, D.F.; ADAN, A.H.; WARSAME, A.M. Somalia: Poetry as Resistance against Colonialism and Patriarchy. In: WIERINGA, S. (Ed.). Subversive women: women’s movements in Africa, Asia, Latin America and the Caribbean. London and New Jersey: Zed Book Ltd, 1997. p. 165-182.
JIBRIL, H. Sisters. In: BUSHRA, J.; GARDNER, J. El. (Ed.). Somalia – the Untold Story: the war through the eyes of somali women. London: Pluto Press, 2004. p. 175.
LAVERDE, S. D. S. Resistência feminina e feminismo africano em ‘Without a Name’, de Yvonne Vera. Campinas: Pontes Editores, 2017.
LEITE, A. M. Empréstimos da oralidade na produção e crítica literárias africanas. In: LEITE, A. M. Oralidades & escritas pós-coloniais: estudos sobre literaturas africanas. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2012.
MBEMBE, A. Crítica da Razão Negra. Tradução Sebastião Nascimento. São Paulo: n-1 edições, [2013] 2018.
MOHAMED, N. Black Mamba Boy. New York: Picador, 2010.
MOHAMED, N. WDN Interview with Nadifa Mohamed: The Author of Black Mamba Boy. Wardheernews. Publicado em 21 abr. 2011. Disponível em: https://wardheernews.com/wdn-interview-with-nadifa-mohamed-the-author-of-black-mamba-boy/. Acesso em: 09 jul. 2024.
MOHAMED, N. Fragments of a Nation. Granta. Londres, 24 maio 2012a. Disponível em: https://granta.com/fragments-of-a-nation/. Acesso em: 07 jul. 2024.
MOHAMED, N. The way to a New Somalia. TheGuardian. Opinion: London Conference on the Future of Somalia. Londres, Mar 2012b. Disponível em: https://www.theguardian.com/commentisfree/2012/mar/04/way-new-somalia-london-conference. Acesso em: 08 jul. 2024.
MOHAMED, N. The Orchard of Lost Souls. New York: Picador, 2014.
MOHAMED, N. The Party Girl. In: CHEVALIER, T. (Ed.). Reader, I Married Him: Stories inspired by Jane Eyre. London: Borough Press, 2016. Livro eletrônico.
MOHAMED, N. Britain’s hostile environment has been a century in the making. The Guardian. Londres, 29 Abr. 2018. Opinion: Immigration and Asylum. Disponível em: https://www.theguardian.com/commentisfree/2018/apr/29/britain-hostile-environment-century-making-migrants-brutality-windrush-scandal . Acesso em: 08 jul.2024.
MOHAMED, N. The symphony. In: BUSBY, M. (Ed). New Daughters of Africa: An international anthology of writing by women of African descent. Myriad Editions: London, 2019. p. 698-700.
MOHAMED, N. The Fortune Men. UK: Penguin Books, 2022.
OLIVEIRA, Valeria Silva de. Narrativas da diversidade africana: fragmentos, memória e resistência em Black Mamba Boy e The Orchard of Lost Souls, de Nadifa Mohamed e A Grain of Wheat, de Ngugi wa Thiong’o. 2019. 297 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/5987. Acesso em: 01 jun. 2024.
OSMAN, H. Testimony I: Habiba Osman. In: BUSHRA, J.; GARDNER, J. el. (Ed.). Somalia – the Untold Story: the war through the eyes of somali women. London: Pluto Press, 2004. p. 41-49.
SAYID, A. Testimony 2: Amina Sayid. In: BUSHRA, J.; GARDNER, J. el. (Ed.). Somalia – the Untold Story: the war through the eyes of somali women. London: Pluto Press, 2004. p. 59-67.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Valeria Silva de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).