A FORMA BARROCA EM O CRISTO CIGANO, DE SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN

THE BAROQUE FORM IN THE GYPSY CHRIST, BY SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN

Autores

  • Ingrid Luana Lopes Cordeiro Universisdade Federal do Pará

Palavras-chave:

O Cristo cigano; Sophia de Mello Breyner Andresen; Barroco; Poesia moderna; Poesia portuguesa.

Resumo

O Cristo cigano é um livro publicado em 1961 pela poeta portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen, um nome de relevo da poesia moderna de Portugal. A inspiração para a composição da obra veio de uma lenda sevilhana contada pelo poeta brasileiro João Cabral de Melo Neto à escritora. Ao lermos os poemas que compõem obra, observamos que, embora estejam inseridos no contexto do século XX, eles dialogam com o Barroco, estética que teve seu apogeu nos séculos XVI e XVII. Em razão disso, o presente estudo visa estudar os elementos da arte barroca presentes em O Cristo cigano. Para tanto, a fim de analisar os poemas, consultamos autores que discutem questões relacionadas às temáticas investigadas, como Octávio Paz (1984), Afranio Coutinho (1986), Rosa Maria Martelo (2014) e Benedito Nunes (1981). Com isso, verificamos que a dualidade, o contraste, o naturalismo e o erotismo, elementos importantes na construção do Barroco, marcam o livro de Sophia Andresen, dessa forma, mostrando ao leitor como a Literatura não é estanque e isolada no tempo e no espaço, dado que ela está em constante diálogo com o passado e o presente e com as demais expressões artísticas.

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Publicado

2024-06-24

Como Citar

Lopes Cordeiro, I. L. (2024). A FORMA BARROCA EM O CRISTO CIGANO, DE SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN: THE BAROQUE FORM IN THE GYPSY CHRIST, BY SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN. Revista Decifrar, 12(23), 70–87. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/13916

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)