MALANDROS E TRAVESSOS: UMA POÉTICA DA MALANDRAGEM NO ROMANCE HISTÓRICO ERA NO TEMPO DO REI, DE RUY CASTRO
ROGUES AND MISCHIEVOUS: A POETICS OF ROGUERY IN THE HISTORICAL NOVEL ERA NO TEMPO DO REI, BY RUY CASTRO
DOI:
https://doi.org/10.29281/rd.v12i23.13712Palavras-chave:
Malandragem. Romance. Literatura Contemporânea. Ruy Castro.Resumo
O artigo analisa o romance Era no tempo do rei: um romance da chegada da Corte. Lançada em 2007, a obra escrita por Ruy Castro insere-se na tradição do novo romance histórico, filão que apresenta, como uma de suas marcas, a reescrita de textos caracterizada pelo alto tom paródico, além do emprego de hibridismos como forma de ofertar para o leitor novas visões de fatos e de personalidades, como ocorre com o romance em estudo. Tais recursos garantem a vitalidade do gênero romance, conferindo a essa narrativa a peculiaridade de se constituir como um gênero inacabado, se pensarmos em aspectos relacionados às teorizações propostas por Bakhtin. Dentre as várias possibilidade de análise, estudo centra-se na categoria narrativa da personagem. O estudo filia as personagens principais à tradição da malandragem.
Downloads
Referências
ARTSCAD. Terra de Cocanha. Pieter Bruegel. Obra de Arte. Classical Indian Art Gallery. Disponível em: https://pt.artscad.com/A.nsf/Opra/SRVV-6XR9ZZ Acesso em: 14/05/2021.
BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Trad. Yara Frateschi Vieira. São Paulo: HUCITEC, 2013.
CANDIDO, Antonio. Dialética da Malandragem (Caracterização das Memórias de um sargento de milícias). In CANDIDO, Antonio. O discurso e a cidade. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2015. p. 17- 47.
RESENDE, Beatriz. Contemporâneos: expressões da literatura brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Casa da palavra/Biblioteca Nacional, 2008.
CASTRO. Ruy. Era no tempo do rei: um romance da chegada da corte. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
GONZÁLEZ, Mário Miguel. O romance picaresco. São Paulo: Ática, 1988.
BOTOSO, Altamir. A recriação ficcional de escritores no romance histórico brasileiro contemporâneo. Revista Linguagem, Educação e Memória. Campo Grande, Mato Grosso do Sul, v. 2, n. 2, 2012.
BOTOSO, Altamir. Do pícaro ao malandro: uma poética da rebeldia. Bauru, São Paulo: Canal6, 2010.
ESTEVES, Antonio Roberto. Considerações sobre o Romance Histórico ( No Brasil, no limiar do século XXI). Revista de Literatura, História e Memória, Cascavel, vol. 4, nº 4, p. 53-66, 2008.
FERREIRA, Felipe. O livro de ouro do carnaval brasileiro. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rondinele Aparecido Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).