UMA LEITURA COMPARATIVA ENTRE MEMÓRIAS DE MARTA, DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA, E O BILDUNGSROMAN NA EUROPA E NO BRASIL

A COMPARATIVE READING BETWEEN MEMÓRIAS DE MARTA, BY JÚLIA LOPES DE ALMEIDA, AND THE EUROPEAN AND THE BRAZILIAN BILDUNGSROMAN

Autores

  • Dankar Bertinato UFPR

Palavras-chave:

Júlia Lopes de Almeida; romance brasileiro; Bildungsroman; romance picaresco; Bildungsroman feminino.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar Memórias de Marta, romance de Júlia Lopes de Almeida, à luz do conceito de Bildungsroman e de sua presença no contexto da literatura brasileira. Partindo das considerações de Wilma Patricia Maas (2000), Marcus Vinicius Mazzari (2010; 2020a; 2020b) e Franco Moretti (2020) acerca do subgênero, argumenta-se que a obra de Júlia Lopes de Almeida não poderia ser lida como um exemplar típico dessa tradição, mas que os contrastes revelados pela comparação são significativos para a compreensão da obra. Propõe-se, então, outros dois diálogos: primeiro com Moll Flanders, romance de Daniel Defoe, destacando novamente as diferenças; e, em segundo lugar, com o romance de 30, com os quais Memórias de Marta guardaria maior proximidade, revelando, assim, uma posição significativa no desenvolvimento de nossa literatura.

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Publicado

2024-06-24

Como Citar

Bertinato, D. (2024). UMA LEITURA COMPARATIVA ENTRE MEMÓRIAS DE MARTA, DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA, E O BILDUNGSROMAN NA EUROPA E NO BRASIL: A COMPARATIVE READING BETWEEN MEMÓRIAS DE MARTA, BY JÚLIA LOPES DE ALMEIDA, AND THE EUROPEAN AND THE BRAZILIAN BILDUNGSROMAN. Revista Decifrar, 12(23), 12–31. Recuperado de //periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/12824

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)