MIA COUTO: MITO E HISTÓRIA EMA CONFISSÃO DA LEOA

Auteurs

  • José Benedito dos Santos Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Résumé

O presente artigo tem como objetivo analisar o retorno ao mito na ficção coutiana argumentando que a obra de Mia Couto defende o hibridismo cultural e que, desta forma, os mitos de origem são reelaborados como estratégia literária na construção da identidade moçambicana. Além disso, a interação dos elementos da tradição macondes com a modernidade, realizada por Mia Couto em toda a sua obra, sugere que a construção do futuro de Moçambique deve privilegiar o diálogo, “doloroso”, mas necessário, entre o presente e o passado, isto é, os valores e saberes herdados de um passado mítico, que os cultos aos antepassados transmitem aos vivos a sabedoria e as leis para a obtenção da coesão religiosa e social. Destaca-se que a cultura macondes está articulada na narrativa, objeto deste trabalho: a tradição de contar histórias, os preceitos e rituais africanos, o respeito pela família, pela tradição, pelos mais velhos e pelos mortos, bem como o abalo entre as fronteiras da ficção e da realidade, a fusão do discurso narrativo e da linguagem poética e o conflito entre o universo ancestral e a herança colonial. Mia Couto deixa claro que esse retorno aos mitos de origem ora libertam, ora oprimem as várias etnias, as quais compõem a diversidade etnolinguística de Moçambique. Assim, a partir da recriação dos mitos fundacionais da tradição do povo macondes (etnia banta), o autor elabora uma narrativa em que as personagens reproduzem a trajetória dos heróis míticos do povo macondes. Esses novos mitos engendrados pelo poder da arte criam a possibilidade da construção do que podemos chamar de identidade plural moçambicana.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

José Benedito dos Santos, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Mestre em Letras – Estudos Literários - pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa. Professor Credenciado de Literatura Brasileira e Portuguesa do Departamento de Língua e Literatura Portuguesa – DLLP – ICHL – Universidade Federal do Amazonas-UFAM.

Téléchargements

Comment citer

Santos, J. B. dos. (2014). MIA COUTO: MITO E HISTÓRIA EMA CONFISSÃO DA LEOA. Revista Decifrar, 2(3), 175. Consulté à l’adresse //periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/1046

Numéro

Rubrique

ARTIGOS (DOSSIÊ)