AS MISSÕES JESUÍTAS TRIBUTÁRIAS DOS SABERES INDÍGENAS NA AMÉRICA PORTUGUESA
THE JESUIT MISSIONS TRIBUTARY TO INDIGENOUS KNOWLEDGE IN PORTUGUESE AMERICA
DOI:
https://doi.org/10.29281/rd.v13i26.17953Palabras clave:
Educação indígena, Jesuítas, América portuguesaResumen
Este artigo objetiva compreender o papel dos ensinamentos transmitidos aos jesuítas pelos indígenas que ocupavam as regiões da América Portuguesa, bem como a influência dos saberes ancestrais para o sucesso das missões jesuíticas durante o período colonial. A partir da leitura e análise de excertos das primeiras cartas dos padres Manoel da Nóbrega e José de Anchieta, identificam-se aspectos que corroboram para a ideia de que o sucesso das missões se deu em virtude do aprendizado que os padres da Companhia de Jesus, tiveram na convivência com os nativos. Finalmente, busca-se apontar possíveis caminhos que valorizem esse saber indígena para que o mesmo ocupe seu lugar dentro de um panorama educacional mais amplo.
Descargas
Citas
ANCHIETA, José de. Cartas inéditas: Carta fazendo a descripção das innumeras coisas naturaes, que se encontram na provincia de S. Vicente hoje S. Paulo seguida de outras cartas ineditas escriptas da Bahia. Trad. João Vieira de Almeida. Pref. Augusto Cezar de Miranda Azevedo. São Paulo: Typ. da Casa Eclectica. xii p., ii p. 1900. Disponível em:< https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/4683>. Acesso em: 01 de jun. de 2024.
ANCHIETA, José de. Notícias do Brasil, 1555. Sheila Hue (Org.). Rio de Janeiro: CARDOSO, A. SJ. (Org.). Cartas de Santo Inácio de Loyola. São Paulo: Loyola, 1993, v. 3.
BANIWA, Gersem. Educação escolar indígena no Brasil: avanços, limites e novas perspectivas. Reunião Nacional da ANPED, v. 36, p. 3-18, 2013.
BANIWA, Gersem. Os desafios da educação indígena intercultural no Brasil: avanços e limites na construção de políticas públicas. NÖTZOLD, Ana Lúcia Vulfe; ROSA, Helena Alpini; BRINGMANN, Sandor Fernando. Etnohistória, história indígena e educação: contribuições ao debate. Porto Alegre: Palloti, p. 69-88, 2012.
BESSA FREIRE, José. Da fala boa ao português na Amazônia brasileira. Amerindia. Revue d'Ethnolinguistique Amérindienne Paris, v. 8, p. 39-83, 1983.
BRASIL, Lei nº. 9.394, de 20 de julho de 2024. Estabelece as Diretrizes e Bases da educação nacional. Legislação, Brasília, DF, jul. 2024. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 de jul. de 2024.
CASIMIRO, Ana Palmira Bittencourt Santos. O Estado e a política educativa dos jesuítas na história da educação brasileira. Estado e políticas educacionais na história da educação brasileira. Vitória: EDUFES, 2011.
COSTA, Célio Juvenal. A Igreja e a colonização. In.: A expansão ultramarina e a colonização da América portuguesa. Orgs. PEREIRA, Lupércio Antonio; MENEZES, Sezinando Luiz. Maringá: EDUEM, 2010.
COSTA, Célio Juvenal. O epistolário jesuítico como fonte privilegiada de pesquisa sobre história da educação no Brasil colonial. In.: Educação na História. Orgs. MACHADO, Maria Cristina Gomes; OLIVEIRA, Terezinha. São Luís: UEMA, 2008.
COSTA, Célio Juvenal; DE PESQUISA DEHSCUBRA, Participante do Grupo. A Educação no Brasil Colônia: pelo fim da visão iluminista da História. Navegando pela História da Educação Brasileira. Campinas: Graf. FE: HISTEDBR, 2006.
FIORAVANTI, Carlos et al. Das cartas jesuíticas aos blogs de ciência: a diversidade de vozes e formas de noticiar o conhecimento científico no Brasil Parte I–1551-1808, 2022.
IGLÉSIAS, Francisco. Encontro de duas culturas: América e Europa. Estudos Avançados, v. 6, p. 23-37, 1992.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
MENDES, Claudinei Magno Magre. A colonização do Brasil como alternativa
aos impasses da sociedade metropolitana. In.: A expansão ultramarina e a colonização da América portuguesa. Orgs. PEREIRA, Lupércio Antonio; MENEZES, Sezinando Luiz. Maringá: EDUEM, 2010.
NÓBREGA, Manoel da. Cartas jesuíticas I (cartas I a V). Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/Edusp, 1988.
SAVIANI, Demerval. Educação e colonização: as ideias pedagógicas no Brasil. In: STEPHANOU, Maria e BASTOS, Maria Helena Camara (Orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil. Vol I – Séculos XVI-XVIII. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. p. 121-130.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Alexandre Souza Franco

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).