AS MISSÕES JESUÍTAS TRIBUTÁRIAS DOS SABERES INDÍGENAS NA AMÉRICA PORTUGUESA

THE JESUIT MISSIONS TRIBUTARY TO INDIGENOUS KNOWLEDGE IN PORTUGUESE AMERICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v13i26.17953

Palabras clave:

Educação indígena, Jesuítas, América portuguesa

Resumen

Este artigo objetiva compreender o papel dos ensinamentos transmitidos aos jesuítas pelos indígenas que ocupavam as regiões da América Portuguesa, bem como a influência dos saberes ancestrais para o sucesso das missões jesuíticas durante o período colonial. A partir da leitura e análise de excertos das primeiras cartas dos padres Manoel da Nóbrega e José de Anchieta, identificam-se aspectos que corroboram para a ideia de que o sucesso das missões se deu em virtude do aprendizado que os padres da Companhia de Jesus, tiveram na convivência com os nativos. Finalmente, busca-se apontar possíveis caminhos que valorizem esse saber indígena para que o mesmo ocupe seu lugar dentro de um panorama educacional mais amplo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alexandre Souza Franco, Universidade Estadual de Maringá

É Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Graduado e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Especialista em Ensino de Filosofia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR; Possui Especialização em Metodologia do Ensino de Sociologia e Filosofia pela Faculdade Campos Elíseos - FCE; Especialização em Psicanálise e Psicologia pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. É membro do Grupo de Pesquisa Transformações Sociais e Pensamento Educacional, da UEM. Faz parte também do Grupo de Estudos e Pesquisa Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as, da UEM. Tem experiência na área de Filosofia, Educação, Ensino de Filosofia. Atualmente desenvolve atividades de ensino e pesquisa na área de Filosofia, Filosofia da Educação, com ênfase em Fundamentos Históricos, Filosóficos e Psicológico da Educação, História da Filosofia, História da Educação. Filosofia Antiga e Medieval, Filosofia Existencialista, Filosofia da Religião, Ética e Humanidades, bem como atua na Educação Básica como Professor e Professor Auxiliar de alunos TEA.

Citas

ANCHIETA, José de. Cartas inéditas: Carta fazendo a descripção das innumeras coisas naturaes, que se encontram na provincia de S. Vicente hoje S. Paulo seguida de outras cartas ineditas escriptas da Bahia. Trad. João Vieira de Almeida. Pref. Augusto Cezar de Miranda Azevedo. São Paulo: Typ. da Casa Eclectica. xii p., ii p. 1900. Disponível em:< https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/4683>. Acesso em: 01 de jun. de 2024.

ANCHIETA, José de. Notícias do Brasil, 1555. Sheila Hue (Org.). Rio de Janeiro: CARDOSO, A. SJ. (Org.). Cartas de Santo Inácio de Loyola. São Paulo: Loyola, 1993, v. 3.

BANIWA, Gersem. Educação escolar indígena no Brasil: avanços, limites e novas perspectivas. Reunião Nacional da ANPED, v. 36, p. 3-18, 2013.

BANIWA, Gersem. Os desafios da educação indígena intercultural no Brasil: avanços e limites na construção de políticas públicas. NÖTZOLD, Ana Lúcia Vulfe; ROSA, Helena Alpini; BRINGMANN, Sandor Fernando. Etnohistória, história indígena e educação: contribuições ao debate. Porto Alegre: Palloti, p. 69-88, 2012.

BESSA FREIRE, José. Da fala boa ao português na Amazônia brasileira. Amerindia. Revue d'Ethnolinguistique Amérindienne Paris, v. 8, p. 39-83, 1983.

BRASIL, Lei nº. 9.394, de 20 de julho de 2024. Estabelece as Diretrizes e Bases da educação nacional. Legislação, Brasília, DF, jul. 2024. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 de jul. de 2024.

CASIMIRO, Ana Palmira Bittencourt Santos. O Estado e a política educativa dos jesuítas na história da educação brasileira. Estado e políticas educacionais na história da educação brasileira. Vitória: EDUFES, 2011.

COSTA, Célio Juvenal. A Igreja e a colonização. In.: A expansão ultramarina e a colonização da América portuguesa. Orgs. PEREIRA, Lupércio Antonio; MENEZES, Sezinando Luiz. Maringá: EDUEM, 2010.

COSTA, Célio Juvenal. O epistolário jesuítico como fonte privilegiada de pesquisa sobre história da educação no Brasil colonial. In.: Educação na História. Orgs. MACHADO, Maria Cristina Gomes; OLIVEIRA, Terezinha. São Luís: UEMA, 2008.

COSTA, Célio Juvenal; DE PESQUISA DEHSCUBRA, Participante do Grupo. A Educação no Brasil Colônia: pelo fim da visão iluminista da História. Navegando pela História da Educação Brasileira. Campinas: Graf. FE: HISTEDBR, 2006.

FIORAVANTI, Carlos et al. Das cartas jesuíticas aos blogs de ciência: a diversidade de vozes e formas de noticiar o conhecimento científico no Brasil Parte I–1551-1808, 2022.

IGLÉSIAS, Francisco. Encontro de duas culturas: América e Europa. Estudos Avançados, v. 6, p. 23-37, 1992.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

MENDES, Claudinei Magno Magre. A colonização do Brasil como alternativa

aos impasses da sociedade metropolitana. In.: A expansão ultramarina e a colonização da América portuguesa. Orgs. PEREIRA, Lupércio Antonio; MENEZES, Sezinando Luiz. Maringá: EDUEM, 2010.

NÓBREGA, Manoel da. Cartas jesuíticas I (cartas I a V). Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/Edusp, 1988.

SAVIANI, Demerval. Educação e colonização: as ideias pedagógicas no Brasil. In: STEPHANOU, Maria e BASTOS, Maria Helena Camara (Orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil. Vol I – Séculos XVI-XVIII. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. p. 121-130.

Publicado

2025-07-02

Cómo citar

SOUZA FRANCO, A. AS MISSÕES JESUÍTAS TRIBUTÁRIAS DOS SABERES INDÍGENAS NA AMÉRICA PORTUGUESA: THE JESUIT MISSIONS TRIBUTARY TO INDIGENOUS KNOWLEDGE IN PORTUGUESE AMERICA. Revista Decifrar, Manaus, v. 13, n. 26, p. e262505, 2025. DOI: 10.29281/rd.v13i26.17953. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/17953. Acesso em: 6 jul. 2025.