JEAN VALJEAN E FABIANO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE PERSONAGENS PRINCIPAIS E ESPAÇO PRISIONAL PRESENTES NOS ROMANCES OS MISERÁVEIS (1862) E VIDAS SECAS (1938)

JEAN VALJEAN AND FABIANO: A COMPARISON BETWEEN MAIN CHARACTERS AND PRISON SPACE PRESENT IN THE NOVELS LES MISÉRABLES (1862) AND BARREN LIVES (1938)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v13i27.17223

Palabras clave:

Espaço prisional, personagem, literatura comparada, Os miseráveis, Vidas secas

Resumen

A personagem e o espaço configuram-se como elementos essenciais na construção de narrativas e se estabelecem, desse modo, como opções de análise para pesquisas que objetivem um aprofundamento na construção de romances e de seus desdobramentos. O presente artigo – recorte da monografia intitulada Fabiano e Jean Valjean: entre os espaços das vidas miseráveis (2024) – busca apresentar uma comparação entre esses elementos - as personagens e os espaços – presentes nos romances Os miseráveis (1862), de Victor Hugo e Vidas secas (1938), de Graciliano Ramos. As personagens que aqui tomamos como principais – Jean Valjean, em Os miseráveis e Fabiano, em Vidas secas – se mostram como Forster (1974) nos ensina, redondas ao apresentarem riqueza psicologia e ao surpreenderem os leitores com suas ações ao longo das narrativas. Ademais, os espaços que ambas as personagens permeiam lhes são essenciais em suas jornadas; nos concentraremos no espaço prisional, o qual, tanto Jean Valjean quanto Fabiano transitam ao serem presos – se trata de contextos diferentes que, no entanto, podem gerar semelhantes consequências. Foucault (2009) reflete sobre o que chama de espaços outros da sociedade – as heterotopias. Em suas reflexões, as prisões aparecem; são classificadas como heterotopias de desvio, ou seja, são lugares em que aqueles marginalizados pela sociedade, os que não se adequam aos padrões estabelecidos por ela, são sujeitados. Nos romances, perceberemos que após a passagem pelo espaço prisional, Jean Valjean e Fabiano transformam-se em certa medida ao despertarem em si receio em relação à sociedade ou ao reforçarem sentimentos já existentes.

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Biografía del autor/a

Marli Cardoso dos Santos Carrijo, Universidade Federal de Uberlândia

Possui Graduação em Letras (2008) e Mestrado em Letras (2010) (Bolsa FAPEMIG)(área de concentração: Teoria Literária) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Possui Doutorado em Estudos Literários pela UNESP de Araraquara (2015) (Bolsa CAPES). E como complementação aos estudos de doutoramento, realizou um estágio de pesquisa na Université Sorbonne Nouvelle, Paris III, no ano de 2014, com bolsa PDSE, CAPES. Seu projeto de pesquisa está vinculado ao estudo dos Mitos do Individualismo Moderno, Fausto e Don Juan, na Literatura Francesa. É também especialista em Português como Língua Estrangeira e Cultura Brasileira pela Universidade Federal de Uberlândia (2018). Atualmente, é professora adjunto de Língua e Literatura Francesa no Instituto de Letras e Linguística da UFU. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Francesa, Teoria Literária e Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço, fantástico, sociedade, Machado de Assis, Honoré de Balzac, mitos da modernidade, ensino de Língua Francesa e ensino de Português como Língua Estrangeira.

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Publicado

2025-09-25

Cómo citar

NUNES JÚNIOR, M. A.; CARDOSO DOS SANTOS CARRIJO, M. JEAN VALJEAN E FABIANO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE PERSONAGENS PRINCIPAIS E ESPAÇO PRISIONAL PRESENTES NOS ROMANCES OS MISERÁVEIS (1862) E VIDAS SECAS (1938): JEAN VALJEAN AND FABIANO: A COMPARISON BETWEEN MAIN CHARACTERS AND PRISON SPACE PRESENT IN THE NOVELS LES MISÉRABLES (1862) AND BARREN LIVES (1938). Revista Decifrar, Manaus, v. 13, n. 27, p. e272504, 2025. DOI: 10.29281/rd.v13i27.17223. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/17223. Acesso em: 11 oct. 2025.