CURSOS DE LETRAS E A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE LITERATURA
Abstract
O ensino de literatura tem sido objeto de reflexão recorrente entre estudiosos da área, devido ao esgotamento da abordagem sempre secundária que o texto literário recebe na aula de literatura, desde a educação básica até as universidades. É consenso entre estudiosos como Rildo Cosson (2017) que o ensino de literatura segue um esquema historiográfico que mutila a experiência verdadeiramente literária da leitura do texto em si e pouco contribui na formação humana do sujeito. Esta é uma tradição de ensino que persiste, apesar de diferentes documentos oficiais orientarem, há décadas, a mudança na abordagem da literatura na escola, a exemplo da BNCC (2018). No entanto, o formato dos Cursos de Letras no Brasil estaria contribuindo, conforme afirmam Rina Landos Martínez André (2009), Vanessa Fabíola Silva de Faria (2009) e Inara Ribeiro Gomes (2010) para a manutenção dessa perspectiva historicista, servindo como espelhamento para seus egressos, que findam por reproduzirem o modelo nas suas salas de aula. O objetivo deste ensaio, portanto, é averiguar e comparar o teor e a organização dos conteúdos de literatura em dois cursos de Letras – Português e suas literaturas (UFC e UFERSA), a partir de seus Projetos Pedagógicos de Curso e propor caminhos de reformulação do ensino no nível da graduação, para melhor direcionamento do trabalho do professor no ensino básico.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista Decifrar
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).