REPRESENTATIONS OF INDIGENOUS FEMALE RESISTANCE IN O KARAÍBA, BY DANIEL MUNDURUKU

REPRESENTATIONS OF INDIGENOUS FEMALE RESISTANCE IN "O KARAÍBA", BY DANIEL MUNDURUKU

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v13i26.17999

Keywords:

O Karaíba, Woman, Resistance, Literature, Indigenous Peoples.

Abstract

This paper proposes to discuss the forms of indigenous female resistance brought by the characters Maraí and Potyra in O Karaíba (2010), by Daniel Munduruku, in dialogue with A mulher habitada (2000), by Gioconda Belli. The concept of resistance proposed here is read as the valorization of subjectivities and existences that have been historically invisible. Literary studies about resistance have been largely discussed based on the definition proposed in the text Narrativa e Resistência by Alfredo Bosi (1996), which consists of two dimensions: resistance as a theme and resistance as eminent writing. However, this analysis was based on the expansion of the meanings that the term resistance suggests, pointing the different forms of survival of marginalized social groups, because in the face of the unquestionable nullities of being crossed by the effects of colonialism, significant forms of resistance and reaffirmation of identities fractured by power relations. Therefore, the novel O Karaíba reverberates the history/memory of indigenous people in Brazil during the colonial period, erased by invaders. The research was with a bibliographical nature and is anchored in the light of the theories of Gayatri Spivak (2010); Halbawachs (1968); Benjamim (1989); Anilbal Quijano (2006); Alfredo Bosi (1996); Daniel Munduruku (2010), among others.

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Author Biographies

Eveline Gonçalves Dias, Universidade Federal do Pará

É Doutoranda em Estudos Linguísticos e Estudos Literários / PPGL-Letras - Belém com área de concentração em Estudos Literários, Poéticos e Cosmologias Indígenas, Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (2023), Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu: Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS pela Faculdade Futura (2024), Especialização em Atendimento Educacional Especializado - AEE pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano - IESF (2021), Especialização em Docência do Ensino Superior pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano - IESF (2019) e em Graduação em Letras - Português pela Universidade Estadual do Maranhão (2018). Atualmente é professora substituta da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: mulher indígena, Literatura, Educação inclusiva e Libras. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos de Narrativas de Resistência - Narrares (2005).

Carlos Augusto Nascimento Sarmento-Pantoja, Universidade Federal do Pará

Professor Associado II, de Literatura, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade de Letras (FALE) e Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), no Instituto de Letras e Comunicação (ILC).Atualmente é Bolsista de Pós-Doutorado Sênior - CNPq, na Unicamp (2024-2026), com Bosista de Desenvolvimento Técnológico e Inovação no Exterior Sênior - DES (2025), na Universidade do Porto (UPorto). Realizando Pós-doutorado no Centro de Estudos Comparatista, da Universidade de Lisboa (ULisboa), em Portugal, nos anos de 2019-2021. É Doutor em Teoria e História da Literatura, pela Universidade de Campinas - UNICAMP(2016). Mestre em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2006). Líder do grupo de Pesquisa Estéticas, Performances e Hibridismos (ESPERHI) e do grupo Estudos de Narrativas de Resistência (NARRARES). Coordenou o Programa de Pós-Graduação Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI) e foi o vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras - PPGL. Coordena o projeto de Extensão: Cine Clube Resistências, financiado pela PROEX e o Laboratório de Narratividades e Visualidades (LabNaVi), financiado pela PROEG. Atualmente está como segundo secretário da Associação Grupo de Estudos Linguísticos e Literários da Região Norte (GELLNORTE), Diretoria 2024-2025. Foi editor da revista Margens e atualmente é editor da revista Narrares. Tem experiência com diversas modalidades de Arte, com ênfase em Dramaturgia, Cinema e Literatura, atuando principalmente nas seguintes áreas: teoria literária, literatura brasileira, literatura portuguesa, teatro, cinema, procedimentos metodológicos em língua e literatura, Recepção crítica, cultura, semiótica literária, articulações da literatura com outras artes e performance. Pesquisador de Teatro e suas implicações na contemporaneidade; Teatro Clássico; Teatro de Resistência; Teatro de Expressão Amazônica; Trauma; Testemunho; Narrativa de Resistência; Performance; Espetacularização; Narratividade e Visualidade na Amazônia.

Rubenil da Silva Oliveira, Universidade Federal do Maranhão/Universidade Estadual do Maranhão

Professor Adjunto I de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Estadual do Maranhão, Campus Pedreiras. Professor Adjunto I de Literaturas de Língua Portuguesa, UFMA, Centro de Ciências de Bacabal; Coordenação de Letras. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Letras de Bacabal (PPGLB). Doutor em Letras - área de concentração: Estudos Literários (UFPA); Mestrado em Letras - área de concentração: Literatura, memória e cultura (UESPI). Especialização em Impactos da Violência na Escola (FIOCRUZ). Especialização em Mídias na Educação (UFMA). Graduação em Ciências Humanas - Sociologia (UFMA). Graduação em Letras - Língua Portuguesa e literaturas de língua portuguesa (UEMA). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Literatura, Negritude e Diversidade (GEPELIND). Atua na pesquisa em literatura e homoafetividades, literatura africana, negro-brasileira e indígena; literatura, memória e relações de gênero; literatura de autoria feminina e LGBTQIAP+. Autobiografia e autoficção.

References

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Published

2025-07-03

How to Cite

GONÇALVES DIAS, E.; NASCIMENTO SARMENTO-PANTOJA, C. A.; DA SILVA OLIVEIRA, R. REPRESENTATIONS OF INDIGENOUS FEMALE RESISTANCE IN O KARAÍBA, BY DANIEL MUNDURUKU: REPRESENTATIONS OF INDIGENOUS FEMALE RESISTANCE IN "O KARAÍBA", BY DANIEL MUNDURUKU. Revista Decifrar, Manaus, v. 13, n. 26, p. e262508, 2025. DOI: 10.29281/rd.v13i26.17999. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/17999. Acesso em: 13 sep. 2025.