TESTAMENTOS DA FINITUDE NA PEÇA AS AVES DA NOITE, DE HILDA HILST

TESTAMENTS OF FINITUDE IN THE PLAY THE BIRDS OF THE NIGHT, BY HILDA HILST

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v13i26.16381

Keywords:

Theater; Finitude; Violence; Hilda Hilst; Literature; Dramaturgy

Abstract

In the play The birds of the night a set of characters is condemned to starve and thirst in the death bunker, in the concentration camp of Auschwitz. Hilda Hilst dialogues with History and creates a dramaturgical version of what happened to Franciscan priest Maximilian Kolbe, a victim of the Nazi persecution that mowed thousands of lives on the planet. Those condemned in the Hunger basement takes on speeches that interweave disenchantment and disgust with life. Each, in its own way, evokes thoughts that aim to rationalize the abandonment in which they are inserted. The speeches and interactions between the characters reverberate the whole of a complex web of subjectivities magnetized by conflicts. Speech is a kind of testament of the end, orchestrated by the drives of a carnal, poetic and spiritualistic order that runs through the characters. The essay aims to think about how prisoners face the confirmation of death and how they build themselves in the face of the existential ruins that spreads on their bodies and their actions, most of the time more centered on internal than on the external movement, since taking into account the action of resisting occurs through thought. Hilda Hilst's characters in this play are constantly fighting immobility, amplified in the basement of hunger.

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Author Biographies

Francisco Alves Gomes, Universidade Federal de Roraima

Docente Adjunto III da Universidade Federal de Roraima. Foi Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN/Roraima (19/04/2023 até 09/07/2024).Coordenador do Curso de Artes Visuais da UFRR no período de 19/10/2021 até 21/03/2023. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Letras da UFRR. No PPGL atua na linha de pesquisa: "Literatura, Artes e Cultura Regional". Doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília - UnB, no programa de Pós graduação em Literatura (Conceito 5) do Departamento de Teoria Literária e Literaturas - TEL. Mestre em Literatura Brasília pela UnB em 2013. Graduado em Letras - Literatura pela Universidade Federal de Roraima - UFRR em 2011. É professor do quadro Efetivo da UFRR atuando no curso de Artes Visuais (CCLA), atuando nas disciplinas História da Arte I e II, e Crítica em Artes Visuais. Tem interesse pelo texto dramático, dramaturgia, teatro brasileiro e suas inúmeras interpretações na ambiência social. No mestrado estudou o texto dramático de Hilda Hilst que culminou na dissertação, "Hilda Hilst: Da dramaturgia ao poder e à cena: Leituras das peças O Verdugo e o Rato no Muro". No doutorado, continuou estudando o teatro de Hilda Hilst através do projeto de tese, "Certas palavras não devem ser ditas: um estudo sobre a violência nas peças O rato no muro, O visitante, O verdugo e As aves da noite, de Hilda Hilst". Faz parte do grupo de pesquisa Literatura e Cultura, da UnB, grupo este que tem se dedicado ao estudo da Autoria. É poeta, tendo publicado os seguintes livros, Poemas a Meia Carne (2008) e Ruídos Noturnos e pequenas putarias literárias (2013). Em 2018 publicou seu primeiro livro de contos, intitulado: "Fotografias desmemoriadas de mim, de ti, de outrem", obra que venceu o prêmio Peixes de contos e crônicas, categoria do concurso nacional de literatura promovido pela Editora Kazuá.Também faz parte do grupo teatral Cia do Pé Torto (www.ciadopetorto.com.br). Em 2011 dirigiu o espetáculo A galinha degolada, fruto do prêmio Funarte Miryan Muniz de teatro na categoria montagem de espetáculo. Desenvolve também perfomances em parceria com alunos da graduação da UFRR. Recentemente assumiu a Coordenação do Polo Arte na Escola na UFRR. Foi professor voluntário no cursinho pré vestibular solidário EDUCAFRO Brasília, de setembro de 2017 até setembro de 2019. Coordenador do Programa Polo Arte arte na Escola em Roraima, sediado na UFRR. Participou do projeto "Alô Vestibulando da UFRR", da Pró Reitoria de Extensão-PRAE. Faz parte da Comissão de Heteroidentificação racial da UFRR. Coordena os projeto de extensão: Grupo de Teatro da UFRR; e o Webprograma Pássaro Poesia Literatura de Roraima. Também é apresentador do programa Cruviana Universitária, produzido pela Rádio e Tv Universitária da UFRR. Atualmente está presidente da Comissão de Heteroidentificação étnico racial da UFRR (Portaria 642/2024-GAB).

João, Universidade de Brasília

É graduado em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1986), mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (2004), com tese sobre as relações entre Literatura e História em obras de José Saramago e João Ubaldo Ribeiro. Também realizou pesquisa de pós-doutoramento na Universidade de São Paulo, sobre aspectos do estilo grotesco na obra de Osman Lins. É professor Associado 4 de Teoria da Literatura na Universidade de Brasília (UnB), desde 1995, atuando no Departamento de Teoria Literária e Literaturas (TEL) e no Programa de Pós-Graduação em Literatura da mesma universidade. Atualmente dedica-se ao estudo da obra de Mikhail Bakhtin e suas repercussões na atualidade, e também sobre a obra de Osman Lins, temas que têm orientado seus cursos de graduação e pós-graduação, apresentações de trabalhos em eventos acadêmicos e publicações. É líder do Grupo de Pesquisa Literatura e Cultura, orientando pesquisas com base teóricas relacionadas com as concepções de Bakhtin e pensadores afins. Também se dedica a estudos sobre a obra de Osman Lins, como membro do Grupo de Estudos Osmanianos, liderado pela professora Elizabeth Hazin. Atuou como parecerista em diversos periódicos acadêmicos como a revista Bakhtiniana (PUC-SP).Tem publicado e orientado trabalhos acadêmicos sobre Mikhail Bakhtin, Osman Lins, teoria do romance, teoria da narrativa, grotesco, carnavalização, riso, autoria. Além das áreas mencionadas, dedica-se também os estudos das relações entre literatura, música e canção, na linha de pesquisa Estudos Literários Comparados.

References

GIRARD, René. A violência e o sagrado. Trad. Martha Conceição Gambini. São Paulo: Paz e Terra, 1990.

HILST, Hilda. Teatro completo. São Paulo: Globo, 2008.

LORIT, Sérgio C. Kolbe Coleção testemunhos. São Paulo: Editora Cidade Nova, 1980.

PALLOTTINI, Renata. Posfácio Do teatro. In: HILST, Hilda. Teatro completo. São Paulo: Editora Globo, 2008.

SAFATLE, Vladimir Pinheiro. Sobre o uso da violência contra o estado ilegal. In: TELES, Edson; SAFATLE, Vladimir Pinheiro (orgs.). O que resta da ditadura. São Paulo: Boitempo Editorial, 2010. p.245-278.

Published

2025-06-17

How to Cite

ALVES GOMES, F.; JOÃO. TESTAMENTOS DA FINITUDE NA PEÇA AS AVES DA NOITE, DE HILDA HILST: TESTAMENTS OF FINITUDE IN THE PLAY THE BIRDS OF THE NIGHT, BY HILDA HILST. Revista Decifrar, Manaus, v. 13, n. 26, p. e262502, 2025. DOI: 10.29281/rd.v13i26.16381. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/16381. Acesso em: 12 oct. 2025.

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