LETRAMENTO LITERÁRIO NO INSTAGRAM: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA EXPERIMENTAL EM AULA REMOTA
UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA EXPERIMENTAL EM AULA REMOTA
DOI:
https://doi.org/10.29281/rd.v9i17.9131Resumo
RESUMO: A leitura e a escrita literária são práticas de linguagem que perpassam toda Educação Básica, cujo papel do letramento literário é responsabilidade da escola. Entretanto, o contexto de ensino remoto ocasionado pela Covid-19 impulsionou muitos desafios para o desenvolvimento dessas práticas por meio de tecnologias digitais. Como favorecer a leitura e escrita literárias no contexto de ensino remoto com estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental? Essa questão mobilizou professores em formação do Curso de Letras, assim como docentes e mestrandos de duas universidades do Nordeste brasileiro a desenvolver uma proposta pedagógica experimental, cuja análise perpassa uma abordagem qualitativa com procedimento documental. Por meio do trabalho com o gênero miniconto, foi possível propor práticas com o letramento literário, reconhecendo no Instagram uma ferramenta pedagógica que, por reunir imagens, comentários e interações, apresentou aspectos favoráveis para o desenvolvimento das práticas de leitura e de escrita de textos literários. O percurso da Oficina foi avaliado por meio de categorias que permitem considerar que, mesmo em meio aos problemas com a interação dos estudantes, a proposta foi promissora para o aprimoramento da prática com o letramento literário no contexto remoto de ensino.
PALAVRAS-CHAVE: Letramento literário; Aula remota; Instagram.
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