LETRAMENTO LITERÁRIO NO INSTAGRAM: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA EXPERIMENTAL EM AULA REMOTA

UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA EXPERIMENTAL EM AULA REMOTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v9i17.9131

Resumo

RESUMO: A leitura e a escrita literária são práticas de linguagem que perpassam toda Educação Básica, cujo papel do letramento literário é responsabilidade da escola. Entretanto, o contexto de ensino remoto ocasionado pela Covid-19 impulsionou muitos desafios para o desenvolvimento dessas práticas por meio de tecnologias digitais. Como favorecer a leitura e escrita literárias no contexto de ensino remoto com estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental? Essa questão mobilizou professores em formação do Curso de Letras, assim como docentes e mestrandos de duas universidades do Nordeste brasileiro a desenvolver uma proposta pedagógica experimental, cuja análise perpassa uma abordagem qualitativa com procedimento documental. Por meio do trabalho com o gênero miniconto, foi possível propor práticas com o letramento literário, reconhecendo no Instagram uma ferramenta pedagógica que, por reunir imagens, comentários e interações, apresentou aspectos favoráveis para o desenvolvimento das práticas de leitura e de escrita de textos literários. O percurso da Oficina foi avaliado por meio de categorias que permitem considerar que, mesmo em meio aos problemas com a interação dos estudantes,  a proposta foi promissora para o aprimoramento da prática com o letramento literário no contexto remoto de ensino.

 

PALAVRAS-CHAVE: Letramento literário; Aula remota; Instagram.

Biografia do Autor

Glenda Mariana, Universidade de Pernambuco

Glenda Mariana Alves Silva é graduanda em Letras Português/ Espanhol e suas respectivas literaturas pela Universidade de Pernambuco, campus Petrolina.

Eduarda Santos, Universidade de Pernambuco

Eduarda Santos Mendes é graduanda em Letras Português/Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade de Pernambuco, campus UPE. 

Geam Karlo-Gomes, Universidade de Pernambuco

Geam Karlo-Gomes  Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), da Universidade do Estado da Bahia. Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco. Líder do ITESI - Grupo de Pesquisa em Estudos Sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas. E-mail: geam.k@upe.br 

Downloads

Publicado

2021-08-11

Como Citar

Trapiá, J. ., Silva, G. M. A., Mendes, E. S., & Karlo-Gomes, G. . (2021). LETRAMENTO LITERÁRIO NO INSTAGRAM: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA EXPERIMENTAL EM AULA REMOTA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA EXPERIMENTAL EM AULA REMOTA. Revista Decifrar, 9(17), 188–209. https://doi.org/10.29281/rd.v9i17.9131

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)