CORPOS MARCADOS, VOZES RESISTENTES: MULHERES INDÍGENAS NA LITERATURA COMO ESPAÇO DE EMPODERAMENTO

RESISTANT VOICES: INDIGENOUS WOMEN IN THE LITERATURE AS A SPACE FOR EMPOWERMENT

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v13i26.16287

Keywords:

Mulheres Indígenas;, Literatura Contemporânea;, Resistência;, Márcia Kambeba;, Sony Ferseck.

Abstract

Este estudo aborda o papel das mulheres indígenas na literatura contemporânea, com ênfase nas obras das autoras Márcia Kambeba e Sony Ferseck. A pesquisa analisa as opressões vivenciadas por essas mulheres em dimensões culturais e sociais. O referencial teórico de Graça Graúna (2013) e Truduá Dorrico (2018) fornece alicerces conceituais sólidos para esta análise, destacando a relevância da representação autêntica e da narrativa própria na literatura indígena. A metodologia adotada envolve a aplicação do conceito de escrevivência, termo cunhado pela escritora Conceição Evaristo, além de revisão bibliográfica e análise crítica das obras de Kambeba e Ferseck, visando compreender suas contribuições para a compreensão das vozes e experiências das mulheres indígenas. Os resultados revelam que as narrativas dessas autoras oferecem uma visão profunda e sensível da vida das mulheres indígenas contemporâneas, evidenciando sua resiliência, força e luta por justiça e igualdade, inclusive contra a violência que afeta seus corpos. Os poemas analisados refletem a invisibilidade e o silenciamento enfrentados pelas mulheres indígenas, ao mesmo tempo em que celebram sua capacidade de resistência e transformação. Ambas as autoras proporcionam uma perspectiva singular das experiências e desafios enfrentados por suas comunidades, contribuindo significativamente para o corpus da literatura de Língua Portuguesa contemporânea. Por fim, esta pesquisa ressalta a importância de reconhecer, valorizar e preservar as narrativas das mulheres indígenas na literatura, não apenas como um registro cultural, mas como uma voz proeminente e necessária que ecoa através do tempo, demandando seu espaço e reconhecimento no cenário literário nacional e internacional.

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Author Biographies

Thaila Bastos da Fonseca, Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar- SEDUC/AM

Mestra em Ciências Humanas e Teoria, História e Crítica da Cultura pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UEA-2019) . Graduação em Letras Língua-Inglesa pela Universidade do Estado do Amazonas e através do Programa de Formação de Professores (UEA-PARFOR-2018). Graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Amazonas (2011), possui Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade do Estado do Amazonas (2015). Atuou como professora efetiva de língua portuguesa e suas literaturas na Escola Estadual Nossa Senhora das Graças no Ensino Fundamental e Médio - SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E QUALIDADE DE ENSINO (SEDUC). Atuou como professora Supervisora de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID/LETRAS, promovido em parceria com a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no período de agosto de 2018 a janeiro de 2020. Neste período supervisionou os projetos PRODUÇÃO TEXTUAL ATRAVÉS DAS LENDAS AMAZÔNICAS: LEGITIMANDO A IDENTIDADE CULTURAL DOS ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ; AS LENDAS AMAZÔNICAS COMO RESISTÊNCIA E LEGITIMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DOS ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ, EM TEFÉ/AMAZONAS; POESIA PAN-AMAZÔNICA: RESISTÊNCIA E VALORIZAÇÃO DA CULTURA LOCAL NA ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ, TEFÉ-AMAZONAS; REPRESENTAÇÕES DO IMAGINÁRIO LENDÁRIO AMAZÔNICO ATRAVÉS DA ARTE NA ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ, TEFÉ-AMAZONAS. É professora de Língua Inglesa na Escola Estadual Eduardo Sá (SEDUC/TEFE). 

Greiciele Rodrigues da Costa, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UEA)

Mestranda em Ciências Humanas pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UEA), com foco em Teoria, História e Crítica da Cultura. Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e é especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (UNIASSELVI), bem como em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atuou como professora assistente na UEA, ministrando disciplinas no Curso de Especialização em Saberes e Práticas na Docência nos Anos Iniciais e em Língua Portuguesa em 2022. Atualmente, é professora efetiva de Língua Portuguesa e Literatura na educação básica pela SEDUC-AM.

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Published

2025-04-16

How to Cite

BASTOS DA FONSECA, T.; RODRIGUES DA COSTA, . G. . CORPOS MARCADOS, VOZES RESISTENTES: MULHERES INDÍGENAS NA LITERATURA COMO ESPAÇO DE EMPODERAMENTO : RESISTANT VOICES: INDIGENOUS WOMEN IN THE LITERATURE AS A SPACE FOR EMPOWERMENT. Revista Decifrar, Manaus, v. 13, n. 26, p. e262501, 2025. DOI: 10.29281/rd.v13i26.16287. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/16287. Acesso em: 14 may. 2025.