POESIA PAN-AMAZÔNICA: RESISTÊNCIA E VALORIZAÇÃO DA CULTURA LOCAL NA ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ, TEFÉ-AMAZONAS.

Autores

  • Thaila Bastos da fonseca Seduc

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v9i17.9118

Resumo

O presente trabalho aplicado pelos bolsistas de iniciação à docência do PIBID/Letras-Língua Portuguesa/2018 do CEST/UEA, aos estudantes do ensino fundamental, turno vespertino da Escola Estadual São José, localizada em Tefé-Amazonas, versa sobre o uso da Poesia Pan-Amazônica no contexto escolar como tentativa de resistência e valorização da cultura local. Neste sentido, a proposta é justificável, pois a poesia é uma arte capaz de desenvolver no sujeito a criatividade, a sensibilidade poética e o potencial artístico. A problemática emergiu devido ao fato de que os estudantes não conheciam e nem tinham acesso às obras poéticas representativas de autores amazonenses. Nesta perspectiva, o poema tem a finalidade de produzir determinado efeito na apreensão do sujeito-leitor e a poesia caracteriza-se como a arte literária, capaz de desenvolver no aluno-sujeito, a criticidade e o potencial artístico do mesmo. Desse modo, através do uso de poemas, oferece-se aos alunos e aos docentes, a possibilidade de construção de suas identidades e de valorização de suas culturas.  Utilizamos como suporte para a discussão os autores: Mello (1992), Telles (2010), Moriz (2012), Loureiro (2015), entre outros. No fazer metodológico, introduzimos o respectivo trabalho, apresentando o gênero textual poema e sua respectiva estrutura. Após, realizamos estudos de textos poéticos de poetas representativos da literatura amazônica, além de uma oficina de produção de poemas inspirados no imaginário e universo Amazônico, para assim, contribuir na valoração da cultura e poética pan-Amazônica. Como principais resultados, inferimos que os estudantes, além de conhecer profundamente o pensamento e devaneios do universo dos povos da Amazônia, desenvolveram o potencial artístico e criativo dos mesmos, através da produção autêntica de suas poesias, as quais contribuíram para a valorização da arte poética pan-amazônica no contexto escolar do município de Tefé.

 

Downloads

Publicado

2021-08-11

Como Citar

Bastos da fonseca, T. (2021). POESIA PAN-AMAZÔNICA: RESISTÊNCIA E VALORIZAÇÃO DA CULTURA LOCAL NA ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ, TEFÉ-AMAZONAS. Revista Decifrar, 9(17), 266–278. https://doi.org/10.29281/rd.v9i17.9118

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)