CORPOS MARCADOS, VOZES RESISTENTES: MULHERES INDÍGENAS NA LITERATURA COMO ESPAÇO DE EMPODERAMENTO
RESISTANT VOICES: INDIGENOUS WOMEN IN THE LITERATURE AS A SPACE FOR EMPOWERMENT
DOI:
https://doi.org/10.29281/rd.v13i26.16287Palavras-chave:
Mulheres Indígenas;, Literatura Contemporânea;, Resistência;, Márcia Kambeba;, Sony Ferseck.Resumo
Este estudo aborda o papel das mulheres indígenas na literatura contemporânea, com ênfase nas obras das autoras Márcia Kambeba e Sony Ferseck. A pesquisa analisa as opressões vivenciadas por essas mulheres em dimensões culturais e sociais. O referencial teórico de Graça Graúna (2013) e Truduá Dorrico (2018) fornece alicerces conceituais sólidos para esta análise, destacando a relevância da representação autêntica e da narrativa própria na literatura indígena. A metodologia adotada envolve a aplicação do conceito de escrevivência, termo cunhado pela escritora Conceição Evaristo, além de revisão bibliográfica e análise crítica das obras de Kambeba e Ferseck, visando compreender suas contribuições para a compreensão das vozes e experiências das mulheres indígenas. Os resultados revelam que as narrativas dessas autoras oferecem uma visão profunda e sensível da vida das mulheres indígenas contemporâneas, evidenciando sua resiliência, força e luta por justiça e igualdade, inclusive contra a violência que afeta seus corpos. Os poemas analisados refletem a invisibilidade e o silenciamento enfrentados pelas mulheres indígenas, ao mesmo tempo em que celebram sua capacidade de resistência e transformação. Ambas as autoras proporcionam uma perspectiva singular das experiências e desafios enfrentados por suas comunidades, contribuindo significativamente para o corpus da literatura de Língua Portuguesa contemporânea. Por fim, esta pesquisa ressalta a importância de reconhecer, valorizar e preservar as narrativas das mulheres indígenas na literatura, não apenas como um registro cultural, mas como uma voz proeminente e necessária que ecoa através do tempo, demandando seu espaço e reconhecimento no cenário literário nacional e internacional.
Downloads
Referências
BANIWA, Gersem Luciano. Antropologia colonial no caminho da antropologia indígena. Novos Olhares Sociais, v. 2, n. 1, p. 22-40, 2019.
DANNER, Leno Francisco; DORRICO, Julie; DANNER, Fernando. Indígenas em movimento. Literatura como ativismo. Remate de Males, v. 38, n. 2, p. 919-959, 2018.
DORRICO, Julie. A oralidade no impresso: o'eu-nós lírico-político'da literatura indígena contemporânea. Boitatá, v. 12, n. 24, p. 216-233, 2017.
EVARISTO, Conceição. A escrevivência e seus subtextos. Escrevivência: a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo, v. 1, p. 26-46, 2020.
FERSECK, Sony. Movejo / Sony Ferseck. Boa Vista, Wei Editora, 2020.
FIGUEIREDO, Eurídice. Eliane Potiguara e Daniel Munduruku: por uma cosmovisão ameríndia. Estudos de literatura brasileira contemporânea, p. 291-304, 2018.
GRAÚNA, Graça. Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil. 1. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2013.
KAMBEBA, Márcia Wayna. De almas e águas kunhãs/ Márcia Wayna Kambeba-1 ed.—São Paulo: Editora Jandaíra, 2023.
MUNDURUKU, Daniel. O caráter educativo do movimento indígena brasileiro (1970-1990). São Paulo: Paulinas, 2012.
MUNDURUKU, DANIEL. Escrita indígena: registro, oralidade e literatura O reencontro da memória. In: Literatura indígena brasileira contemporânea: criação, crítica e recepção [recurso eletrônico] / Julie Dorrico; Leno Francisco Danner; Heloisa Helena Siqueira Correia; Fernando Danner (Orgs.) -- Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidad y modernidad/racionalidad. Perú indígena, v. 13, n. 29, p. 11-20, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Thaila Bastos da Fonseca, Greiciele Rodrigues da Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).