OS MEMES E O ENSINO DE LITERATURA: NOVOS MODOS DE SEDUZIR?

NOVOS MODOS DE SEDUZIR!?

Autores

  • Abinalio Ubiratan da Cruz Subrinho Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Denise Dias de Carvalho Sousa

DOI:

https://doi.org/10.29281/rd.v9i17.9031

Resumo

Este estudo trata da necessidade da inserção da e-literatura, isto é, literatura digital, no ensino básico, como estratégia de (re)aproximação do aluno-leitor que, há um certo tempo, vem se afastando das obras literárias impostas pelos programas escolares. Para tanto, interpelamos o uso dos memes literários como estratégia de sedução para alcançar o leitor, considerando que seriam capazes de fomentar novas reflexões e estudos em torno de possíveis intervenções em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, valendo-se também de instrumentos de coleta de dados oriundos da netnografia, a observação em ambientes virtuais, a seleção e a análise de arquivos digitais. Tomamos como pressupostos teóricos os estudos de Lévy (1999, 2011), Lima (2014, 2017), Martins Ivanda (2006), Martins Aracy (2013), Perrone-Moisés (2016), dentre outros.  É possível com os memes literários investir numa proposta de leitura intertextual, interdiscursiva e intersemiótica, ampliando o repertório de literatura com base na exploração de objetos culturais distintos.

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Publicado

2021-08-11

Como Citar

Subrinho, A. U. da C., & Dias de Carvalho Sousa, D. . (2021). OS MEMES E O ENSINO DE LITERATURA: NOVOS MODOS DE SEDUZIR? NOVOS MODOS DE SEDUZIR!?. Revista Decifrar, 9(17), 10–27. https://doi.org/10.29281/rd.v9i17.9031

Edição

Seção

ARTIGOS (DOSSIÊ)